Palestra e oficinas gratuitas com o tema “Arte Sustentável”

Nos dias 9 e 10 de outubro, a OPA – Organização para a Proteção Ambiental promoverá, no Center Convention, uma palestra e uma oficina para discutir o tema “Arte Sustentável”, como parte integrante do Calendário de Eventos 2013.

No primeiro dia será realizada a palestra “Arte Sustentável como Instrumento de Educação Ambiental”, às 19h. A responsável por ministrar essa discussão será a bióloga, especialista em Educação Ambiental e diretora técnica da Katu Gente& Ambiente, Elaine Moscoso, que vai falar sobre potencialidades de aplicação da sustentabilidade como instrumento de educação ambiental, além da possibilidade de associá-la ao desenvolvimento econômico das comunidades.

Elaine atua há 10 anos em desenvolvimento humano, organizacional e comunitário, como gerente, coordenadora e consultora em empresas privadas, públicas e organizações não-governamentais. “Com estratégia de mobilização através da arte consegue-se atingir maior parte da população para a conscientização ambiental, e a arte sustentável vem para mostrar exatamente isso. Ela nada mais é que um conjunto de manifestações culturais, as quais utilizamos para tentar sensibilizar as pessoas para a sustentabilidade”, afirma Elaine.

Oficina

No segundo dia está programada a oficina “Arte Sustentável: Mosaico Ecológico”,também às 19h, ministrada pela Katu Gente & Ambiente, com 30 vagas disponíveis para o público. A atividade mostrará uma técnica desenvolvida no Rio de Janeiro por mulheres de comunidades ribeirinhas, que reutiliza embalagens plásticas coloridas. Tais embalagens tornam-se matéria prima para a produção de temas e desenhos que reflitam a realidade local, com ênfase no patrimônio cultural e no cerrado brasileiro.

Os participantes da oficina poderão levar embalagens plásticas ou de vidro utilizadas no dia a dia: shampoos, condicionadores, mostarda, catchup, produtos de limpeza e vidros de palmito, azeitonas ou outros alimentos, garrafas, vidros coloridos de todas as formas, inteiros ou mesmo quebrados. “Tudo o que utilizamos para fazer arte é feito a partir de embalagens que as pessoas não utilizam mais. Fazendo assim, conseguimos promover um novo olhar para os pensamentos humanos, a fim de despertar em cada um a vontade de ajudar o meio ambiente”, finaliza a palestrante.

A inscrição para ambos os eventos é gratuita e deve ser feita pelo e-mail [email protected] ou pelo telefone (34) 3231-7587.

As ações contam com o patrocínio do Smart Supermercados, eFácil.com.br e Intecom Logística.

Serviço

Palestra“Arte Sustentável como Instrumento de Educação Ambiental”
Data: 09 de outubro
Horário: 19h
Local: Center Convention (av. João Naves de Ávila, 1331, piso C)
Entrada Gratuita

Oficina“Arte Sustentável: Mosaico Ecológico”
Data: 10 de outubro
Horário: 19h
Local: Center Convention (av. João Naves de Ávila, 1331, piso C)
Entrada Gratuita

Inscrições para ambas: pelo e-mai l[email protected] ou pelo telefone (34) 3231-7587

Serifa Comunicação

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *