Autoridades ressaltam desenvolvimento regional na abertura da Expozebu

Presidenta Dilma Rousseff esteve na abertura da 79ª Expozebu

O desenvolvimento regional foi a tônica na cerimônia de abertura da 79ª edição da Expozebu, em Uberaba. A solenidade teve as presenças da presidenta Dilma Rousseff, do governador de Minas Gerais, Antonio Anastasia e de autoridades internacionais como embaixadoras do México, Panamá e Namíbia.

O prefeito Gilmar Machado foi citado pelo prefeito de Uberaba, Paulo Piau, como grande parceiro na busca dos municípios pelo crescimento econômico e social do Triângulo Mineiro. “É uma soma de forças para que o gasoduto chegue a Uberlândia”, ressaltou Piau ao se referir à fábrica de amônia que será construída em Uberaba e o gasoduto que terá como rota a capital do zebu. Estes são grandes projetos reivindicados pela região e que têm a garantia dos governos estadual e federal.

“É a principal exposição de zebu do Brasil e do Mundo, uma feira histórica e é sempre muito bom para ter contatos. Aqui ficou demonstrada a nova parceria entre Uberlândia e Uberaba, a presidenta e o governador reafirmaram que vão aprovar nosso trabalho. São grandes investimentos que vão fazer com que nossa região experimente um novo momento de desenvolvimento”, destacou Gilmar Machado.

De acordo com Dilma Rousseff, uma avaliação feita pela Agência Nacional do Petróleo (ANP), Petrobrás e Ministério de Minas e Energia, Minas Gerais é o estado com maior potencial para se encontrar gás convencional e não-convencional em terra. “Todos os dados apontam pra isso, e o processo que vai ocorrer ainda esse ano de concessão na área do gás vai deixar isso cada vez mais claro. A fábrica de amônia e o gasoduto serão um passo para essa transformação no estado, pois, além disso, será um estado não só exportador de carnes, mas de gás também”, avaliou a presidenta.

A 79ª Expozebu acontece até o dia 10 de maio em Uberaba. O enfoque deste ano é a importância do zebu na cadeia produtiva da carne e do leite. A cerimônia de abertura ainda contou com a presença dos campeões mundiais e ex-jogadores da seleção brasileira Edson Arantes do Nascimento – o Pelé – e Djalma Santos.

Vocação agropecuária

Com quase 80 anos de feira, o sucesso e reconhecimento internacional da Expozebu é, segundo o governador Antonio Anastasia, reflexo da pujança mineira para o setor agropecuário. “Esta é uma feira tradicional e histórica. Minas é o estado por vocação da agricultura e pecuária. Tivemos nos últimos anos grandes avanços genéticos e desenvolvemos muito no setor. O melhoramento genético agrega valor aos produtos brasileiros”, apontou.

Os números são comprovados pelo presidente da Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ), Eduardo Biagi. O Brasil tem um rebanho de 200 milhões de cabeças de zebu o que correspondeu em 2012 a uma produção de nove milhões de toneladas de carne e 5,8 bilhões de dólares em importação. Outra produção de destaque é a leiteira, que contou com 34 bilhões de litros de leite no ano passado. “(Número) que contribuiu para um novo aumento no consumo de leite pelo povo brasileiro”, completou Biagi.

Secom PMU

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *