Ficar sem dormir eleva chances de doenças cardíacas e obesidade

Academia Brasileira de Neurologia e entidades médicas relacionadas ao sono reforçam a importância de um sono contínuo e de qualidade Essencial para o descanso do corpo e restauração de suas funções, o sono é apontado por especialistas como um dos fatores  determinantes para a longevidade, melhora na concentração, memória e humor. Tão importante quanto uma boa dieta e a prática de exercícios físicos, as horas em que repousamos têm forte impacto no funcionamento interno do nosso organismo. No entanto, de acordo com a coordenadora do departamento de Sono da Academia Brasileira e Neurologia, Dra. Rosana Cardoso Alves, distúrbios do sono atingem, atualmente, indivíduos em diferentes fases da vida, o que exige a conscientização de toda a população para os benefícios do sono e perigos de sua privação.  “O sono é fundamental para as atividades cerebrais como atenção e memória. Sua privação acarreta em vários prejuízos ao individuo, tais com sonolência diurna, alteração da atenção, memória e, também, irritabilidade”, explica à neurologista.  Responsável pela regeneração celular, o período em que descansamos é responsável pelo controle de processos como inflamações, imunidade e estresse. Além dos conhecidos efeitos da privação do sono, pesquisadores apontam que a falta desse descanso é responsável pela liberação de hormônios relacionados ao ganho de peso e ao aumento da incidência de doenças cardiológicas, obesidade e diabetes.  Memória em dia, além de evitar uma série de complicações à saúde, o sono de qualidade e contínuo, dividido em suas quatro fases (1,2,3 e REM), é essencial para a liberação de hormônios responsáveis pela consolidação do aprendizado e memória. O que torna o descanso imprescindível na vida de indivíduos de todas as faixas etárias e, principalmente, no bom desempenho de estudantes e vestibulandos. Dia Mundial do Sono, atentos ao bem estar e saúde da sociedade, em 2013, as entidades médicas relacionadas à neurologia e ao sono alertam a população mundial para a importância de uma boa noite de sono para a qualidade de vida. Com a intenção de levar conhecimento e dicas para a sociedade, especialistas de diversos países levantam no dia 15 de março a bandeira pela causa.

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