Mapa participa de evento sobre o café

 

O Brasil é o maior produtor e exportador e segundo consumidor de café do mundo

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), participa da 109ª Sessão do Conselho Internacional do Café, promovida pela Organização Internacional do Café (OIC), no período de 24 a 28 de setembro, em Londres, na Inglaterra. O secretário de Produção e Agroenergia do Mapa, Gerardo Fontelles, representará o Mapa e chefiará a delegação brasileira que participará no evento.

Na pauta da reunião, serão promovidos debates sobre a situação do mercado do café dos países-membros e destacados assuntos como a situação do mercado, sobre o papel da OIC na promoção do consumo e na ampliação dos mercados do café. De acordo com o secretário Fontelles, um dos principais objetivos da organização é servir como uma plataforma para a cooperação internacional do café.

Paralelamente à reunião, a OIC realizará um seminário para tratar do impacto da certificação sobre a cadeia produtiva do café. O evento, que será ministrado pelo gerente Geral da Embrapa Café, Gabriel Ferreira Bartholo, terá como objetivo disponibilizar informações aos países-membros da entidade acerca do impacto econômico, social e ambiental da certificação sobre os diversos níveis da cadeia.

Também durante o evento, será lançada a proposta de candidatura para o Estado de Minas Gerais sediar as comemorações do cinquentenário da Organização Internacional do Café, que acontecerá em setembro de 2013.

O Brasil é o maior produtor e exportador e segundo consumidor de café do mundo. O café é produzido por mais de 287 mil produtores, por aproximadamente 1,9 mil municípios, em 15 estados. De acordo com a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), o País tem atualmente uma área plantada de 2,3 milhões de hectares. A safra prevista para 2012, ainda segundo a Conab, é de 50,45 milhões de sacas.

Fonte: Governo Federal

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *