Seminário debate a formação de cidadania nas crianças e adolescentes

imagesCAI444U6UBERLÂNDIA, TRIÂNGULO MINEIRO – Nos dias 20 e 21 de setembro, Uberlândia vai sediar o Seminário “Cidadãos do Amanhã – Rede da Criança e do Adolescente de Uberlândia”. O público poderá participar de palestras, debates, mesa temática e assistir a apresentações culturais. O objetivo é trabalhar temas como juventude, família, escola e paz para formar cidadãos conscientes.

As atividades serão realizadas no auditório da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Uberlândia e acontecem nos turnos da manhã (8h às 12h) e da tarde (14h às 18h). O Seminário contará com a presença de gestores públicos, técnicos, educadores, estudantes, conselheiros tutelares e de direito, promotores, juízes e população em geral.

Na terça-feira (20), estão programadas palestras sobre o sistema normativo, direitos e deveres da criança e do adolescente, hiperatividade, déficit de atenção e a influência destes fatores na escola e na família. No dia seguinte (21), os participantes poderão conferir palestras com foco na garantia de direitos e acolhimento institucional, além de receber informações a respeito do projeto “Consultório de Rua”, que promove ações de saúde e prevenção nas comunidades.

A realização é uma parceria da Prefeitura de Uberlândia com Ministério Público, Vara da Infância e Juventude, Tribunal de Justiça, Polícia Militar, Superintendência Regional de Ensino e Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (CEAF).

Atendimento Criança e Adolescente nos BemSocial

A capacidade de atendimento nos BemSocial Núcleo de Apoio Integral à Criança e ao Adolescente (Naica) cresceu mais de 86% nos últimos seis anos e meio. Até junho de 2011, os números são de 1.695 crianças e adolescentes (na faixa etária entre 6 a 15 anos) atendidas em caráter preventivo no período extra escolar, através de atividades socioeducativas.

Serviço

O quê: Seminário “Cidadãos do Amanhã – Rede da Criança e do Adolescente de Uberlândia”

Quando: Terça e quarta-feira (20 e 21 de setembro)

Onde: Salão da Câmara dos Dirigentes Lojistas de Uberlândia (CDL) – Avenida belo Horizonte, 1.290

Confira a programação:

Terça-feira (20)

8h – Solenidade de abertura e apresentação cultural da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Trabalho (Sedest)

9h – Palestra “O Sistema Normativo e os Direitos e Deveres da Criança e do Adolescente”, com Paulo Afonso de Paula (procurador de Justiça em SP, professor da PUC/SP e coautor do anteprojeto do ECA)

10h30 – Intervalo

10h45 – Debates

12h- Almoço

14h – Palestra “Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade: Repercussões Familiares e Escolares”, com Dra. Nívea de Macedo Oliveira Morales (médica com doutorado em Neurologia e mestrado em Ciências da Saúde)

15h – Debates

15h30 – Intervalo16h – Mesa temática I: “Conhecendo a Rede de Proteção à Criança, ao Adolescente e à Família” com:

*Josefina Maria dos Reis (professora no Curso de Serviço Social e assessora da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Trabalho de Uberlândia, com mestrado em Magistério Superior) – “Proteção Social da Criança e do Adolescente na Política de Assistência Social no Município de Uberlândia”;

*Denes Marcos Vieira (juiz de Direito nas comarcas de Tiros e Carmo do Paranaíba – MG) – “Vara da Infância e da Juventude e o Trabalho em Rede: Uma Experiência que Vivenciei”;

*Tenente da Polícia Militar Fernando Patrício Vieira Silva e Capitão Davi de Brito Júnior – “Programas da Polícia Militar de Minas Gerais direcionados a Crianças e Adolescentes”.

Quarta-feira (21)

8h – Palestra “Garantia de Direitos num País onde o Futuro Parece que Chegou”, com Léo Voigt (sociólogo e mestre em Ciência Política)

9h45 – Palestra “Crianças e Adolescentes em Situação de Acolhimento Institucional”, com Yara Sayão (psicóloga no Serviço de Psicologia Escolar da Universidade de São Paulo – USP)

12h- Almoço

14h – Palestra “Consultório de Rua: Uma Possibilidade de Encontro”, com Cristina Leles da Silva (coordenadora do Cnsultório de Rua da Secretaria Municipal da Saúde de Uberlândia, psicóloga)

16h – Mesa temática II: “Conhecendo a Rede de Proteção à Criança, ao Adolescente e à Família” com:

*Marlene Aparecida Carrijo (coordenadora do Comissariado da Infância e da Juventude de Uberlândia, com bacharelado em Direito) – “Atuação do Comissariado da Infância e da Juventude: Experiência de Uberlândia”;

*Dulce Spirandelli de Paula Carvalho (conselheira tutelar de Uberlândia e psicóloga) – “Políticas Públicas para Programas de Atendimento às Famílias”;

*Ivete Cristina de Sousa (analista educacional da rede Estadual de Ensino, psicopedagoga e mestranda em Educação) – “O Aluno Autista na Sala de Aula Comum: Estudo de Caso”;

*Maria Isabel de Araújo (coordenadora do Núcleo de Apoio às Diferenças Humanas – NADH, setor de Educação Especial da Prefeitura Municipal de Uberlândia, com mestrado em Magistério Superior) – “Rede de Apoio da Educação Especial no Município de Uberlândia”.

18h – Encerramento oficial com apresentação artística da Polícia Militar

Redação Uipi!
Fonte: Secom/PMU
Imagem: Ilustração

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *