Usar o computador mais de três horas por dia pode prejudicar os olhos

uipi-olho-computadorUBERLÂNDIA, TRIÂNGULO MINEIRO – A era digital, não trouxe apenas agilidade e desenvolvimento para as pessoas. Passar horas em frente o computador, por diversão ou a trabalho, pode prejudicar a saúde dos olhos. Dores de cabeça, olhos vermelhos e secos e dificuldade em conseguir foco são alguns sintomas da Síndrome da Visão do Computador.

“Esses sintomas são característicos da Síndrome da Visão do Computado que pode aparecer quando a pessoa fica na frente do computador mais de três horas por dia. Está é uma reação natural dos olhos à tensão a que são submetidos, já que o usuário precisa forçá-los constantemente para conseguir foco e enxergar imagens a partir dos chamados pixels”, afirma André Rangel, oftalmologista membro da Academia Americana de Oftalmologia (AAO).

Os fatores ambientes também interferem. O ar-condicionado forte e luz inadequada podem interferir na lubrificação dos olhos, deixando-os mais secos, provocando incômodo.

Segundo o especialista esses sintomas não aparecem apenas com o uso prolongado do computador, “todas as atividades que exigem mais concentração como: ler um livro, jogar vídeo game ou assistir televisão, quando praticadas por um longo tempo provocam desconforto”.

“Com a mudança de alguns hábitos é possível evitar o desconforto visual. Se a pessoa trabalha o dia todo o indicado é que a cada 50 minutos no computador, descanse ao menos cinco minutos. Piscar mais, mesmo que voluntariamente, é indicado para ajudar na lubrificação dos olhos, usar óculos quando necessário. Ambientes bem iluminados também ajudam na prevenção”, aconselha o médico.

Para o diagnóstico preciso e um tratamento adequado o médico indica sempre a procura por um especialista.

Redação Uipi!
Fonte: Lead Comunicação/Aline Morais
Imagem: dicasdetecnologia.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *