Minas Gerais recebe o Congresso Paradesportivo Internacional

Evento, que vai até domingo na capital, conta com mais de 1.200 inscritos e 50 palestrantes nacionais e internacionais

Evento, que vai até domingo na capital, conta com mais de 1.200 inscritos e 50 palestrantes nacionais e internacionais

Belo Horizonte recebe, desde quinta-feira, 27, no Minascentro, o maior evento científico do Brasil sobre o esporte paralímpico. Com abertura às 20h, o V Congresso Paradesportivo Internacional vai apresentar minicursos, palestras, mesas-redondas, conferências e apresentações de mais de 150 trabalhos, para um público de mais de 1.200 participantes inscritos. O evento, organizado pela Academia Paralímpica Brasileira (APB), braço do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), tem o apoio institucional da Secretaria de Estado de Esportes (Seesp) –, e segue com a programação até o próximo domingo, 30.

Entre os destaques da edição deste ano, está a participação de 50 palestrantes nacionais e internacionais, que abordarão 10 eixos temáticos sobre o esporte paralímpico: treinamento de alto rendimento, formação de profissionais, avaliação no esporte, classificação funcional, gestão esportiva, detecção de talentos e formação de jovens atletas, lesões e reabilitação, inovações tecnológicas, recursos ergogênicos, doping e psicologia.

Entre os palestrantes internacionais, uma das atrações é o treinador de vôlei sentado do Irã, Hadi Rezaiegarkani. O técnico, campeão com a equipe masculina nos Jogos Paralímpicos do Rio 2016, falará sobre aspectos técnicos e táticos da modalidade. Entre os nacionais, destaque para a conferência “O Esporte Paralímpico no Brasil – 2008 a 2016” com o presidente do CPB e vice-presidente do Comitê Paralímpico Internacional (IPC), Andrew Parsons, e Mizael Conrado, vice-presidente do CPB, como moderador.

Congresso

O Congresso Paradesportivo Internacional se apresenta como um espaço de reflexão sobre o esporte paralímpico, com debate e apresentação de informações de relevância para estudantes, professores e profissionais da área. Em 2016, a Academia Paralímpica Brasileira (APB) conta com a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), por meio de ações da Faculdade de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional, para a organização do evento em Belo Horizonte.

Esta é a segunda vez que Minas Gerais recebe o evento. Em 2011, o congresso foi realizado em Uberlândia. As outras edições aconteceram em Campinas, Natal e Florianópolis em 2010, 2012 e 2014, respectivamente.

O Brasil é uma potência no esporte paralímpico. Nos Jogos do Rio 2016, o país terminou em 8º no quadro geral, com 72 pódios, sendo 14 ouros, 29 pratas e 29 bronzes. Foi a melhor participação do país em número de medalhas na história da competição.

Serviço:

V Congresso Paradesportivo Internacional 
Data: 27 a 30 de outubro de 2016
Local: Minascentro, Belo Horizonte (MG)
Outras informações: www.cpb.org.br/congressoparadesportivo

Agência Minas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *