A seleção brasileira de levantamento de peso conquistou uma medalha de prata e quatro de bronze no Campeonato Pan-americano Sub 17. A disputa ocorreu no Coliseo Deportivo Ciudad de los Deportes, na cidade da Guatemala, capital guatemalteca.
A equipe brasileira contava com três atletas. No total, a competição reuniu 91 pesistas (48 na categoria masculina, representando nove países; e 43 no feminino, representando dez países).
Na categoria 63kg, a carioca Laura Nascimento Amaro, 15 anos, ficou com a medalha de prata no arranco, levantando 78 kg, e com o bronze no arremesso, com 94 kg, e, no total, 172 kg.
Já na categoria 69kg, o mineiro de Viçosa e veterano da seleção Renan Sena Fernandes, 17 anos, garantiu o 3º lugar no arranco (119 kg), no arremesso (145 kg) e no total (264 kg), faturando três medalhas de bronze.
Estreando em eventos internacionais, o paraibano de João Pessoa Yago Gabriel Alves, 15 anos, categoria 62 kg, ficou em 7º lugar no total (170 kg), mesma posição no arranco (75 kg) e no arremesso (95 kg). Na classificação geral, o Brasil ficou em 7º lugar no masculino e 9º lugar no feminino.
Como são as competições
O levantamento de pesos é uma modalidade olímpica composta por duas provas: arranco e arremesso. Na primeira, o atleta deve erguer a barra acima da cabeça em apenas um movimento.
Já no arremesso, o atleta primeiramente apoia a barra sobre os ombros para depois erguê-la sobre a cabeça. Os atletas têm três tentativas em cada prova. O objetivo é obter o melhor total, que é a soma do maior peso levantado nas duas provas.
Fonte: Portal Brasil, com informações do Ministério do Esporte e da Confederação Brasileira de Levantamento de Peso