O armênio naturalizado brasileiro Eduard Soghomonyan será o representante do país na categoria até 130kg do estilo greco-romano da luta olímpica nos Jogos Olímpicos Rio 2016, em agosto. Nesta sexta-feira, no Rio de Janeiro, Eduard derrotou Antoine Jaoude na seletiva que valia a vaga na principal competição da temporada.
Na seletiva, disputada em melhor de três lutas, Eduard venceu por 3 a 0 o primeiro combate e 5 a 2 o segundo, não sendo necessária a realização do terceiro embate.
A seletiva foi necessária em virtude do não recebimento do convite por parte da United World Wrestling, que realocou os convites de país-sede para países sem vaga nos Jogos Olímpicos. Antoine, titular da categoria até 125kg no estilo livre, substituiu Eduard no pré-olímpico das Américas e classificou o país na categoria até 130kg do estilo greco-romano.
“Nunca tive problema com Antoine é um grande atleta e homem. Depois de tudo que passei, poder representar o Brasil nos Jogos Olímpicos é uma grande alegria. Agradeço aos meus amigos que abrigaram aqui no Brasil família Mikalian, a Confederação que me deu todo apoio. Agora é treinar e ir em busca da medalha para o Brasil”, disse Eduard.
COB