Início de etapa regional dos Jogos Escolares de Minas Gerais

Início de etapa regional dos Jogos Escolares de Minas Gerais

Imagem: Tiago Ciccarini/FEEMG

Nos próximos seis dias, a contar desta segunda-feira (20/6), as cidades de Além Paraíba, João Monlevade, Montes Claros, Pitangui, Pouso Alegre e Uberaba irão sediar a etapa regional da maior competição esportiva educacional do país, os Jogos Escolares de Minas Gerais (JEMG). Cerca de dez mil alunos-atletas disputarão as modalidades basquete, futsal, handebol, peteca, vôlei, vôlei de praia e xadrez. Ao todo, serão mais de 1.800 jogos em cinco dias de competição, envolvendo 714 escolas de 335 municípios.

A sede da próxima etapa da competição também já está definida. A Secretaria de Estado de Esportes (Seesp) informa que é Lavras o município que vai receber a etapa estadual nas modalidades individuais e paralímpicas do Programa Minas Esportiva/Jogos Escolares de Minas Gerais. A estadual será realizada de 11 a 16 de julho, com participação de jovens de 12 a 17 anos. A cidade do sul de Minas já começa a se preparar para receber os competidores que tradicionalmente movimentam o circuito esportivo na cidade-sede. O evento é também uma oportunidade para promover a economia local e fortalecer do turismo, além de incentivar hábitos saudáveis e revelar novos talentos.

“Receber a etapa estadual do JEMG é uma grande honra para a cidade. O sediamento, além de contribuir para nossa pontuação no ranking do ICMS Esportivo, incentiva a formação de uma equipe de alunos-atletas de alto rendimento e chama a atenção para que as pessoas conheçam um pouco mais sobre Lavras”, destaca o coordenador do JEMG na secretaria municipal de Esportes, Lazer e Turismo de Lavras, Alexandre de Abreu Belo.

O programa

Realizado pela Secretaria de Estado de Esportes (Seesp), em conjunto com a Secretaria de Estado de Educação (SEE), o JEMG tem a participação de alunos-atletas do ensino fundamental e médio, dos 853 municípios mineiros. As modalidades disponíveis no JEMG são: atletismo, atletismo PCD, badminton, basquete, bocha, ciclismo, futsal, futebol de 5, futebol de 7, ginástica artística, ginástica rítmica, ginástica de trampolim, goalball, handebol, judô, judô PCD, luta olímpica, natação, natação PCD, peteca, tênis de mesa, tênis de mesa PCD, tênis em cadeira de rodas, voleibol, voleibol de praia, voleibol sentado e xadrez, nos naipes masculino e feminino. As modalidades de rugby e skate acontecem em caráter de demonstração. Os Jogos acontecem em 4 etapas (municipal, microrregional, regional e estadual), em dois módulos. Módulo I, com alunos de 12 a 14 anos e Módulo II, de 15 a 17 anos.

Agência Brasil

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *