Fortaleza recebe etapa mundial do circuito de Vôlei de Praia

Etapa mundial do Circuito de Vôlei de PraiaQuase dez anos depois de receber uma etapa internacional, Fortaleza (CE) um dos maiores celeiros de craques do vôlei de praia brasileiro volta ao calendário da Federação Internacional de Voleibol (FIVB). O Aberto de Fortaleza, quarto evento realizado no Brasil em 2016, começa nesta terça-feira e vai até domingo. A arena está montada na Praia do Futuro, altura do número 3000 da Avenida Clóvis Arrais Maia, com entrada franca.

Além dos times que representarão o Brasil nos Jogos Olímpicos (Ágatha/Bárbara Seixas e Pedro Solberg/Evandro), várias estrelas do vôlei de praia mundial estarão em Fortaleza. Casos do norte-americano Gibb, campeão do Circuito Mundial 2012, e seu parceiro Patterson, dos campeões pan-americanos Virgen e Ontiveros, do México, e do medalhista olímpico e campeão mundial, Márcio Araújo, natural de Fortaleza e que aos 42 anos realiza sua temporada de despedida, jogando bela última vez em casa.

“É muito importante jogar em casa, podendo representar o Brasil e o Ceará. Estou bastante feliz. Fiz um ciclo vitorioso, trouxe inúmeros títulos para o Brasil e isso me credencia como uma pessoa bem-sucedida na carreira esportiva. Fico feliz com o reconhecimento. Espero poder fazer um bom campeonato de despedida. Terminamos a temporada brasileira entre os quatro primeiros, ainda estou em alto nível, não tive nenhuma lesão nem nada que me impedisse de jogar qualquer competição”, disse Márcio, que analisou a vantagem por ter disputado a etapa do Circuito Brasileiro no mesmo local.

Duplas Brasileiras

O Brasil será representado por dezesseis equipes, oito em cada naipe. Todos os times partem da fase de grupos (main draw). O sorteio que define a chave de cada representante brasileiro será realizado na noite de terça-feira para os homens, e na noite de quarta-feira para as mulheres.

No masculino, as equipes, por ordem de pontuação no ranking de entradas da Federação Internacional de Voleibol são: Pedro Solberg/Evandro (RJ), Álvaro Filho/Vitor Felipe (PB), Ricardo/Allison Francioni (BA/SC), Guto/Saymon (RJ/MS), André Stein/Oscar (ES/RJ), Luciano/Márcio Araújo (ES/CE), Jô/George (PB) e Thiago/Harley (SC/DF).

Já no naipe feminino, as equipes brasileiras serão Ágatha/Bárbara Seixas (PR/RJ), Juliana/Taiana (CE), Lili/Rebecca (ES/CE), Duda/Elize Maia (SE/ES), Carolina Horta/Ana Patrícia (CE/MG), Rachel/Ângela (RJ/DF), Val/Josi (RJ/SC) e Andressa/Tainá (PB/SE).

Os campeões da etapa de Fortaleza recebem 500 pontos no ranking geral e uma premiação de 11 mil dólares. Ao todo, são 150 mil dólares em premiação nos dois naipes. Após a parada na capital cearense o Circuito Mundial segue para a Europa, onde será realizado o Open de Sochi, na Rússia, de 3 a 8 de maio. Outros oito eventos ocorrem até a disputa dos Jogos Olímpicos.

Fonte: Confederação Brasileira de Vôlei

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *