Santa Catarina fatura título do Campeonato Feminino de Futsal

Santa Catarina fatura título do 1º Campeonato Brasileiro Feminino de FutsalAs arquibancadas do ginásio principal do Sesi Clube Antônio Ferreira Pacheco, em Goiânia, lotaram na manhã desta quinta-feira (12), para a decisão do Campeonato Brasileiro Feminino de Futsal. Na quadra, disputa acirrada e emoção do início ao fim. Quem levou a melhor foi a Associação Female Futsal/ Unochapeco (SC). Com um gol em cada tempo, o time venceu a Unifor/ Nacional Gás (CE) por 2 a 0 e faturou o troféu da primeira edição do torneio.

Dos pés de Débora saiu o primeiro gol da partida. Ela inclusive foi eleita a melhor atleta da competição, levando o troféu individual para casa. Tatiane, a capitã do time de Santa Catarina, balançou as redes no segundo tempo e deu números finais à partida. “A gente sabe que o futsal feminino deu um passo gigantesco com a realização desse primeiro campeonato, todos os times têm qualidade, o nível da competição foi muito alto”, disse a capitã, de 28 anos.

Tatiane, aliás, terá pouco tempo para comemorar o título nacional. Na próxima semana, ela se apresenta à seleção brasileira, em Brasília. No final do mês, ela embarca com a delegação para a Guatemala, onde o Brasil buscará o hexacampeonato mundial. “Defendo a seleção há anos, já fui cinco vezes campeã. Nosso objetivo é dar sequência à hegemonia do Brasil, único campeão mundial feminino da modalidade”, projeta.

Antes do jogo entre Santa Catarina e Ceará, houve a disputa do terceiro lugar. A Associação Cianortense de Futsal (PR) venceu a Associação Atlética Estrela Real (TO) por 8 a 1 e ficou com a medalha de bronze.

Destaques
Além da entrega de medalhas aos primeiros colocados, a solenidade de encerramento do Brasileiro Feminino de Futsal contou com a premiação dos destaques individuais. O troféu de artilheira ficou nas mãos de Andréia Aparecida, do Paraná, que marcou 10 gols. Patrícia “Giga”, de Santa Catarina, foi a goleira menos vazada. Vice-campeão, o Ceará faturou o prêmiofair play, por ter sido o time mais disciplinado da competição.

Formato
Ao todo, 27 equipes, uma por Unidade da Federação, disputaram o I Campeonato Brasileiro Feminino de Futsal. Os times foram selecionados com base no ranking que leva em conta a pontuação dos últimos três anos. As agremiações foram divididas em nove grupos. Na primeira fase, as equipes jogaram entre si dentro da chave. Classificaram o primeiro colocado de cada grupo e os sete melhores segundos para a fase de oitavas de final. A disputa seguiu em formato de jogo único eliminatório até a decisão.

Fonte: Ministério do Esporte 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *