Inscrições para Curso Técnico Interestadual Brasileiro de Taekwondo terminam nesta segunda

TAEKWONDO2-440x316As inscrições para o Curso Técnico Interestadual Brasileiro, promovido pela Confederação Brasileira de Taekwondo (CBTKD), terminam nesta segunda-feira (29.06). As aulas serão em Campinas (SP), nos dias 3 e 4 de julho.

Para o técnico de Jacareí (SP), Pedro Paulo Neto, 38 anos, é importante passar pelo treinamento porque a prática da modalidade mudou nos últimos anos. “O taekwondo evoluiu muito. Nós não podemos ficar para trás. Existem muitas novidades, principalmente com o uso de capacete eletrônico, que precisamos aprender”, comenta. Ele treina crianças a partir de quatro anos de idade e adultos da equipe Du Sol.

Entre os temas abordados no curso estão fisiologia do taekwondo, aspectos básicos da fisiologia do exercício intermitente, estrutura temporal da modalidade, respostas fisiológicas no taekwondo, periodização e organização do treinamento, orientação das cargas de treino, organização da sessão de treino, dentre outros assuntos.

O técnico de Sumaré (SP), Jorge de Souza, diz que o taekwondo teve evoluções principalmente no estilo de combate. “A marcação e pontuação mudaram muito. Tenho atletas que vieram de outras academias e querem medalhar. Meu intuito ao participar deste curso é me qualificar para ajudar os alunos a conquistarem o lugar mais alto do pódio”, comenta. Ele treina atletas na academia OTC e é praticante do esporte há dez anos.

Mas, também há atletas participando do curso, como no caso da paulista Talita Lopes, do Clube Corinthians. Além de lutar na categoria até 49 kg, ela treina a equipe adulta do clube. “Nós não podemos ficar focados apenas na parte de treinamento. Temos que ir além. Aprender a parte de avaliação física certamente vai agregar valor”, disse.

Sobre este assunto, o Curso Técnico Interestadual vai abordar os seguintes temas: testes, medidas e avaliações aplicadas ao taekwondo, por que avaliar o atleta, avaliação como forma de monitoramento, avaliações antropométricas, da força, potência, velocidade, resistência e flexibilidade.

Palestrantes
O curso será realizado pela Confederação Brasileira de Taekwondo na Faculdade de Educação Física da Unicamp. Os palestrantes serão os professores Diego Morine, Paula Avakian, Dr. José Julio Gavião e o mestre Ricardo Ogata. A organização do curso é da Federação do Estado de São Paulo de Taekwondo (FESPT).

Fonte: CBTKD

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *