Data Mundial promove papel do esporte como ferramenta universal para paz

Imagem: EBC

Imagem: EBC

Nesta segunda-feira, 6 de abril, as Nações Unidas celebram o segundo Dia Internacional do Esporte para Paz e Desenvolvimento.

A data promove o papel do esporte como uma ferramenta universal para paz e a serviço da sociedade.

Jovens

Para o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento, Pnud, que participa da celebração da data, o esporte é uma importante ferramenta, já que, entre outras coisas, empodera jovens e promove a saúde.

Além disso, para a agência, a atividade é um forte fator de unificação no processo de construção da paz.

O Pnud escolheu vários atletas como embaixadores da Boa Vontade com o objetivo de chamar a atenção pública para as questões de desenvolvimento e também na promoção da tolerância e da paz.

Este ano, os jogadores de futebol e embaixadores do Pnud, Marta Vieira da Silva, Didier Drogba e Iker Casillas se juntaram à ONU e à comunidade esportiva global para celebrar o Dia Internacional do Esporte para Paz e Desenvolvimento.

Mundo Melhor

Eles tentam mostrar como o esporte pode contribuir para o avanço da educação, da saúde, da igualdade de gênero, da inclusão social e da solidariedade.

O esporte ajuda também a aumentar a tolerância entre as pessoas, o desenvolvimento, a paz e ainda a promover uma ação única em direção ao desenvolvimento sustentável para todos.

A jogadora de futebol brasileira, Marta disse que “o Dia Internacional do Esporte para Paz e Desenvolvimento promove a conscientização da importância do esporte  como uma forma de se construir um mundo melhor e pacífico”.

Marta disse ainda que “todos devem aproveitar essa oportunidade para continuar com os esforços para colocar o esporte em projetos relacionados à educação, à saúde e à paz”.

Fonte: EBC

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *