Equipe feminina disputa final da Copa do Mundo nos EUA

Divulgação/UIPM

Divulgação/UIPM

A temporada internacional 2015 do pentatlo moderno começou nesta semana nos Estados Unidos, com a 1ª Etapa da Copa do Mundo, que começou na quarta-feira (18), em Sarasota, cidade do estado da Flórida.

O primeiro dia da competição foi dedicado à qualificação feminina, que reuniu 85 pentatletas de 29 países. O Brasil esteve representado por três nomes: Larissa Lellys, Priscila Oliveira e Yane Marques.

Do trio, Priscila e Yane conseguiram uma das 36 vagas para a final feminina, que acontecerá nesta sexta-feira (20). Yane foi a sétima na classificação geral, com 941 pontos, e Priscila a 28ª, com 910. Larissa ficou em 60º (846).

As brasileiras e as demais competidoras passaram pelas provas no Centro Aquático Selby (natação) e no Parque Nathan Benederson (esgrima e evento combinado de tiro a laser e corrida).

O hipismo não entrou na programação do dia, já que geralmente só é disputado nas finais do Pentatlo Moderno.

Na esgrima, a melhor brasileira foi Yane Marques, com 16 vitórias na luta com a espada e 218 pontos assegurados na prova. Priscila Oliveira saiu vitoriosa em 13 duelos (202) e Larissa Lellys em 12 (194). Na natação, Yane nadou os 200 metros estilo livre em 2min17s46, assegurando 288 pontos.

Priscila completou a prova em 2min18s43 (285) e Larissa em 2min19s46 (282). No combinado, Priscila foi a mais rápida das três, terminando as quatro séries de 800 metros de corrida intercaladas com cinco acertos no alvo do tiro em 14min37s18, faturando 423 pontos. Yane cruzou a linha de chegada do circuito 14min25s47 depois de largar (435) e Larissa em 15min30s38 (370).

Final com 18 países

A Final desta sexta vai contar com nomes de 18 países. Do continente americano, além das duas brasileiras, o evento contará com uma canadense, uma guatemalteca, duas mexicanas e três norte-americanas. Dentre todos os países, Alemanha, Inglaterra e Rússia têm o maior número de finalistas: quatro cada.

Dentre as finalistas, além das duas brasileiras, estão nomes como a russa Donata Rimsaite, bronze no Mundial de 2013, que ficou em 1º lugar na qualificação desta quarta; as alemãs Lena Schnoneborn, ouro em Pequim 2008 (2º), e Annika Schleu, prata na última Copa Kremlin e Qian Chen, atual número 1 do ranking mundial, que em 2014 foi vice-campeã mundial e bronze na Final da Copa, e que apesar do 37º lugar geral desta quarta, garantiu vaga na final sendo uma das oito primeiras do grupo A.

Além delas, a final vai contar com a francesa Elodie Clouvel, bronze na Final da Copa de 2011 (19ª); a letã Elena Rublevska, prata em Atenas 2004 (23ª); a bielorrussa Anastasyia Prokopenko, campeã da Final da Copa de 2012 (29ª) e a mexicana Tamara Vega, bronze na última Final da Copa (31ª).

A grande surpresa da qualificação feminina da Copa do Mundo dos Estados Unidos foi a não-classificação da polonesa Oktawia Nowacka, atual campeã da Final da Copa, que apesar de ter ficado no 34º lugar na classificação geral de pontuação, perdeu posição no critério de classificação automática das oito pentatletas de cada grupo;

Homens entram em ação

Nesta quinta-feira (19), é a vez de os homens entrarem em ação na Copa do Mundo dos Estados Unidos com a qualificação masculina.

Serão 94 pentatletas, de 32 países. O Brasil estará representado por quatro nomes: Danilo Fagundes, Enrico Ortolani, Felipe Nascimento e William Muinhos. Assim como na classificatória entre as mulheres, eles estarão divididos em grupos. Enrico e Felipe estão no B, e Danilo e William no C.

Dentre os brasileiros que estão nos Estados Unidos para a Copa do Mundo, Danilo, Felipe e William foram revelados no PentaJovem, projeto que a Confederação Brasileira de Pentatlo Moderno (CBPM) mantém no Rio de Janeiro, em São Paulo e em Pernambuco para a descoberta e formação de novos nomes na modalidade.

William e Felipe também fazem parte do Programa de Alto Rendimento da Força Aérea Brasileira, como Terceiro Sargento da Comissão de Desportos da Aeronáutica (CDA).

Todos os sete pentatletas recebem o benefício da Bolsa-Atleta do Ministério do Esporte; Yane, inclusive, na modalidade Bolsa Pódio. Ao lado de Larissa e Priscila, a pernambucana também faz parte do Programa de Alto Rendimento do Exército Brasileiro como Terceiro Sargento da Comissão de Desportos do Exército (CDE). O trio feminino ainda integra o Time Brasil, do Comitê Olímpico do Brasil (COB).

Programação

Quinta-feira (19): Qualificação Masculina

Sexta-feira (20): Final Feminina

Sábado (21): Final Masculina

Domingo (22): Revezamento Misto

Fonte: Portal Brasil

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *