Flamengo vence Botafogo e se afasta da lanterna do campeonato

O Flamengo conseguiu sua segunda vitória no Campeonato Brasileiro Série A ao ganhar o clássico contra o Botafogo por 1 a 0 no Maracanã. No primeiro jogo sob o comando de Vanderlei Luxemburgo, os rubro-negros saíram da lanterna da tabela e acabaram a rodada em 18º lugar, ainda na zona de rebaixamento. Já os alvinegros se aproximaram da degola, ficando em 13º na classificação.

Os jogadores do Botafogo entraram em campo com uma faixa mostrando o respeito ao torcedor alvinegro, mas protestando contra a diretoria. A mensagem era: “Estamos aqui porque somos profissionais e por respeito a vocês torcedores”. Os atletas reclamavam dos três meses de atrasos nos salários, cinco meses de não pagamento dos direitos de imagem e também da falta de recolhimento do FGTS. Em reunião na última sexta (25) com a presidenta Dilma Roussef, o presidente do Botafogo Maurício Assumpção afirmou que o clube poderia abandonar o campeonato caso não houvesse um refinanciamento que desbloquearia as receitas do time.

Apesar do protesto, o jogo começou bastante disputado no Maracanã. As duas equipes buscavam se aproximar do gol, mas erravam muitos passes. Aos 18 minutos o Botafogo quase marcou. Carlos Aberto passou por dois marcadores no meio-campo e lançou para Emerson Sheik. O atacante alvinegro recebeu na frente da zaga, mas chutou forte para fora.

Mas, aos 32 minutos, o Flamengo não desperdiçou a chance de marcar. O lateral João Paulo recebeu na ponta direita e cruzou sobre medida para Alecsandro subir mais que os zagueiros e abrir o placar no Maracanã, 1 a 0. Após o gol, o rubro-negro tentava aproveitar as fragilidades do Botafogo, mas esbarrava nos erros de finalização.

O Botafogo voltou para o segundo tempo em busca do resultado. O técnico Vagner Mancini substituiu o volante argentino Bolatti pelo atacante paraguaio Zeballos. Mas foi o Flamengo que teve a primeira chance em um contra-ataque. Everton recebeu de Mugni na ponta direita, invadiu a área e chutou fraco nas mãos do goleiro Jefferson.

Com as mudanças, os alvinegros se arriscavam mais ao ataque. Aos 15 minutos a bola sobrou na intermediária para o lateral Edílson, que de longe chutou fraco para a fácil defesa do goleiro Paulo Victor.

O Flamengo tentava segurar o resultado de todas as formas. O árbitro Wilton Pereira Sampaio precisou até expulsar dois gandulas que retardavam a reposição de bola. No final do jogo, o Botafogo teve a chance de empatar. Zeballos tomou a bola do zagueiro flamenguista Marcelo, invadiu a área e chutou em cima do goleiro Paulo Victor, na sequência a bola sobrou novamente para o atacante, mas o bandeirinha marcou impedimento do ataque alvinegro. Com resultado o Flamengo se afastou da laterna, acabando a rodada em 18º lugar. Já o Botafogo continua na 13ª posição.

Flamengo 1 x 0 Botafogo
Data:
 27 de julho de 2014
Estádio: Maracanã, no Rio de Janeiro (RJ)
Árbitro: Wilton Pereira Sampaio
Wilton Pereira Sampaio Fabrício Vilarinho da Silva e Bruno Raphael Pires
Gols: Alecsandro (FLA)
Cartões amarelos: Leo Moura (FLA), Cáceres (FLA), Alecsandro (FLA), Carlos Alberto (BOT), Edílson (BOT), Airton (BOT), Emerson (BOT)

Flamengo: Paulo Victor, Léo Moura, Marcelo, Wallace, João Paulo; Cáceres, Luiz Antônio, Éverton (Gabriel), Mugni (Canteros); Paulinho (Negueba) e Alecsandro. Técnico: Vanderlei Luxemburgo

Botafogo: Jefferson, Edilson, Bolívar, Dória e Julio Cesar; Airton, Bolatti (Zeballos), Gabriel e Carlos Alberto (Wallyson); Mamute (Daniel) e Emerson. Técnico: Vagner Mancini

EBC

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *