Fifa veta volante brasileiro na Seleção Portuguesa

A Fifa decidiu vetar a convocação do volante Fernando, do Porto, nascido no Brasil, para defender a seleção de Portugal na Copa do Mundo deste ano ou em qualquer outra competição. O anúncio do veto foi feito nesta sexta-feira (02) pela Federação Portuguesa de Futebol (FPF), que revelou ter recebido um comunicado da entidade máxima do futebol.

De acordo com a FPF, a Fifa recorreu aos seus estatutos para o veto, alegando que Fernando não detinha a nacionalidade portuguesa quando participou oficialmente de uma partida pelo Brasil, no Campeonato Sul-Americano Sub-20 de 2007, quando ainda defendia o Vila Nova, de Goiás. O passaporte português só foi adquirido por Fernando em dezembro passado.

O caso difere do de Diego Costa, por exemplo, porque o centroavante só jogou pelo Brasil em partidas amistosas. Quando um jogador atua em competições oficiais por uma seleção nas categorias de base (caso de Fernando), ele só poderia atuar por outro país no adulto desde que já tivesse o passaporte desta nação na data da primeira partida oficial pelo outro país.

A recusa por Fernando deve modificar a lista de convocados do técnico Paulo Bento para a Copa, uma vez que o treinador, ao que tudo indica, contava com o brasileiro. Pepe, que nasceu em Alagoas, é nome certo na lista. Em outras épocas, Deco e Liedson também brasileiros, defenderam Portugal. Os quatro obtiveram a naturalização não por antecedentes portugueses, mas por residirem por longo período no país europeu.

Super Esportes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *