Brasil joga bem e perde para Sérvia no último quadro

Brasil joga bem e perde para Sérvia no último quadroNa segunda rodada do Mundial Junior masculino, na Hungria, a seleção brasileira de polo aquático enfrentou nesta 3ª feira (13/8), uma das mais tradicionais equipes do mundo, a Sérvia, atual campeã da categoria. E durante 75% do tempo, a partida foi igual. No último período, os brasileiros acabaram derrotados por 11 a 5, parciais de BRA 3 x 3 SRB / 2 x 2 / 0 x 0 / 0 x 6. No Mundial anterior, em 2011, na Grécia, os sérvios foram campeões em final contra a Espanha. Os donos da casa conquistaram o bronze, e o Brasil terminou em 12º.

A partida foi válida pelo grupo B da competição, que tem agora os sérvios na liderança com quatro pontos, seguidos por brasileiros e uzbeques, com dois, e os sul-africanos sem pontuar. O Uzbequistão derrotou a África do Sul, também hoje (ter) por diferença mínima – 9 a 8 – mas fica atrás do Brasil no desempate, devido ao confronto direto, já que na rodada inicial, o Brasil venceu por 19 a 5.

Os gols da equipe brasileira foram de Gustavo “Grummy” Guimarães (3, dois deles de penalti),  Guilherme Gomes e Bernardo Gomes. Até o quarto final, o Brasil jamais esteve em desvantagem por mais de um gol. E no terceiro período, que terminou com placar em branco, o time brasileiro teve a oportunidade de ficar pela primeira vez em vantagem, mas perdeu um pênalti por intermédio de Grummy. No quarto final, o placar começou a ficar elástico a partir dos 2’34” para o fim, quando os sérvios abriram três gols de vantagem, completando a diferença de seis gols aos 1’51”, 1’16” e aos 34” para o fim.

A competição vai até domingo, 18/8, na cidade húngara de Szombathely, na Hungria, e é para jogadores de até 20 anos. Nesta 4ª feira, 14/8, o Brasil enfrenta a África do Sul, no encerramento da fase de classificação, a partir das 14h30, hora de Brasília. Se confirmar o favoritismo e vencer os sul-africanos, os brasileiros terminarão em segundo no grupo e devem enfrentar o Canadá, provável terceiro colocado da chave A, na próxima 5ª feira, 15/8.

O campeonato tem a participação de 16 países, divididos em quatro grupos: A = Itália, Hungria, Canadá e Colômbia. B = Sérvia, Brasil, África do Sul e Uzbequistão. C = Espanha, Rússia, EUA e Eslováquia. D = Croácia, Austrália, Cazaquistão e Japão. As outras partidas já encerradas na segunda rodada foram: Eslováquia 10 x 12 EUA e Espanha 11 x 11 Rússia.

Os primeiros de cada chave vão direto para as quartas-de-final. As equipes classificadas em segundo ou terceiro lugar de cada grupo fazem cruzamento com seleções de outra chave, com os vencedores se classificando para as quartas, e os perdedores para a disputa do 9º ao 12º lugar. A última classificada de cada grupo vai disputar posições do 13º ao 16º lugar.

A comissão técnica brasileira é formada pelo técnico Ângelo Coelho, auxiliado por Frank Diaz, e com a supervisão de Mirko Blazevic.

CBDA – Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *