Um ano depois do ouro olímpico Sarah se prepara para o Mundial

Sarah Menezes

Sarah Menezes

Faz um ano que Sarah Menezes aplicou Yuko e Wazari para cima da romena Alina Dumitru e saiu dos tatames de Londres direto para a história do esporte brasileiro. A primeira mulher campeã olímpica no judô. Sarah Menezes do Piauí; Sarah Menezes do Brasil.

Sarah chegou aos Jogos de Londres como terceira colocada no Campeonato Mundial de Paris, em 2011. Após o título, tornou-se líder do ranking de sua categoria, de onde não saiu mais. Na última atualização, divulgada ao fim do Grand Slam de Moscou, do qual foi campeã, a brasileira tem mais de mil pontos de vantagem para a segunda colocada. Neste ano que passou, Sarah e seu treinador, Expedito Falcão, conseguiram alavancar um projeto social que tem a parceria do Governo do Estado do Piauí, o Centro de Treinamento Sarah Menezes, onde a atleta ministra aulas de judô para crianças carentes que estudam em escolas da rede pública de ensino, tendo como proposta estimular a prática de esportes entre as crianças, trabalhando desde cedo a importância da disciplina, concentração e atividade física; no tatame, a campeã olímpica conquistou importantes feitos, como os títulos pan-americano na Costa Rica além do já referido em Moscou, e as pratas no World Masters da Rússia e no Mundial Militar do Cazaquistão. O próximo objetivo é o Mundial.

“A conquista do Grand Slam foi importante do ponto de vista psicológico. Deu uma fortalecida boa para o Mundial do Rio no próximo mês. Estou treinando firme e me dedicando mais ainda para conquistar o Mundial. Nos outros Mundiais que disputei fiquei pela semifinais e meu objetivo agora é passar por essa fase e conquistar mais um ouro para o Brasil”, disse a atleta, que desde abril vem chegando à final em todas as competições que disputa.

Os treinamentos, porém, deram uma pausa neste domingo, pois uma grande festa foi organizada em Teresina.

“Tem a festa pela minha medalha, mas também vamos comemorar o aniversário da minha irmã, Samia, e do meu pai, que foi no último dia 20”, contou Sarah.

Sobre o momento do judô brasileiro, que pela primeira vez tem quatro atletas na liderança do ranking, Sarah não acha que é por acaso.

“Isso para a gente é maravilhoso. O judô está arrasando nas competições em todas as categorias, então, estamos de parabéns. A Confederação Brasileira de Judô está de parabéns, assim como o Comitê Olímpico Brasileiro, pelo trabalho que vem sendo realizado com os atletas; as competições e as viagens de que estamos participando. Por isso o judô está bem forte”, analisou Sarah Menezes.

Maior objetivo de Sarah para 2013, o Mundial do Rio será realizado no Maracanãzinho entre os dias 26 de agosto e 1º de setembro.

CBJ – Confederação Brasileira de Judô

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *