Rally dos Sertões 2013 terá recorde de trechos cronometrados

Faltando pouco mais de dois meses para a largada da 21ª edição do Rally dos Sertões, a Dunas Race – organizadora da competição – divulgou alguns detalhes do percurso, após o levantamento técnico finalizado semana passada pelo Diretor Técnico, Eduardo Sachs. Serão nove dias de disputas, com largada no dia 25 de julho em Goiânia e chegada no dia 3 de agosto, também na capital de Goiás.

A edição 2013 terá o total de 4.157 km e o destaque fica por conta dos 2.578 km de especiais (trechos cronometrados), um novo recorde para o evento, correspondendo a 62% do rali. Bem acima da edição passada, que mesmo com um dia a mais de disputas, contou com menos de 50% dos trechos cronometrados.

“Todo ano, quando eu encerro o levantamento, digo que teremos a melhor prova dos últimos tempos e, desta vez, não foi diferente. Será um percurso completo. Teremos em média 300 km de trechos cronometrados por etapa, com destaque para duas grandes especiais, uma de 510 e outra de 420 km”, comenta Dú Sachs, que ainda fará a última conferência do roteiro em junho.

“Não teremos a quantidade de areia que encontramos nas etapas iniciais de 2012, mas os competidores não vão ficar sem areia, pois nas 5ª e 6ª etapas, no Jalapão, ela estará lá. Só não vai começar tão forte, como no ano passado. Vai ser uma prova bem prazerosa. A primeira especial será menor e vai ajudar as equipes e pilotos a ajustarem os equipamentos, já estando na disputa. Mas do segundo dia em diante, a prova começa a ‘crescer’, com especiais longas, muita pedra, trial, erosão, piçarra, travessia de rios e ai teremos essa especial com mais de 500 km no Jalapão, que vai ser marcante”, continua Sachs, que realizou o levantamento durante 18 dias.

“Mas, no geral, vai ser um percurso que eu acredito que irá agradar mais. As equipes de apoio também terão deslocamentos mais curtos, enfim, será uma prova bem diferente do ano passado, mas bem técnica”, afirma.

Sachs ainda relatou as belas paisagens por onde o Sertões irá passar. “Vamos passar por uma região nova do Jalapão, muito bonita. Teremos também uma serra. Ou seja, sem dúvida, vai ser mais uma edição inesquecível”, finaliza Sachs.

As cidades do Sertões 2013 serão divulgadas nas próximas semanas. A apresentação do roteiro completo acontecerá no briefing marcado para 25 de junho, em São Paulo. Cinco categorias participam da competição (carros, caminhões, UTV´s, quadriciclos e motos), destacando que em 2013 o Sertões integra o calendário mundial da FIM (Federação Internacional de Motociclismo) e será a única prova com peso 2 do campeonato, o que irá atrair grandes feras do rali nacional e internacional.

Marcos Moraes, Diretor Presidente da Dunas Race e organizador do Sertões desde 1996, também ficou muito satisfeito com o levantamento realizado por Sachs e está animado com os desafios que o Sertões 2013 proporcionará aos competidores. O empresário, que também é piloto, deixou a direção do rali em 2012 para competir a edição histórica de 20 anos do Sertões, mas agora volta a comandar a prova ‘do lado de fora’ e destaca a volta do rali à Goiás. “Teremos mais um ano especial e estamos muito felizes por voltar ao Estado de Goiás, assim como a capital Goiânia, que sempre ajudaram muito e fizeram o rali crescer ainda mais”, completa.

FG Comunicações

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *