Salvador já está na rota internacional

"A competição por equipes é especial e diferente de tudo o que há no judô".

Salvador será a sede nos dias 27 e 28 de outubro do Campeonato Mundial por Equipes 2012 e a capital baiana já está na rota internacional. Nesta segunda-feira, dia 17, o presidente da Federação Internacional de Judô, Marius Vizer, ressaltou a importância do evento para o ciclo olímpico da Rio 2016.

“O Brasil não foi escolhido por acaso. Daqui a quatro anos temos a expectativa de ver a disputa por equipes incluída no programa olímpico. Por este motivo faremos a disputa em Salvador será no mesmo formato que estamos propondo para as Olimpíadas de 2016”, explica Marius Vizer.

O Diretor de Esportes da Federação Internacional, Vladimir Barta, reforça que o modelo de competição é totalmente adaptável ao espírito olímpico.

“A competição por equipes é especial e diferente de tudo o que há no judô. O feedback que recebemos do Comitê Olímpico Internacional após o Mundial de Paris, no ano passado, foi excelente. Seria uma forma perfeita de encerrar o ciclo olímpico”, comenta Barta.

Vladimir Barta preferiu não apontar favoritos para o Campeonato Mundial de Salvador 2012.

“É difícil dizer quem será campeão mundial. Durante um evento por equipes todos podem vencer ou perder, justamente por conta do espírito de time. Todos os grandes campeões estarão em Salvador para este grande evento, mas, os menos favoritos também podem se destacar. Num evento de equipes, todo judoca coloca 110% de energia para vencer”, completa.

O Diretor de Esportes da FIJ também ressaltou a característica de teste para a torcida brasileira.

“Sem dúvidas será um teste para os torcedores brasileiros, que terão pela frente no Mundial do Rio de 2013 e as Olimpíadas de 2016.

Disputam o Mundial por Equipes de Salvador 2012 os 16 melhores países no masculino e feminino. A seleção brasileira será convocada no dia 28 de setembro.

CBJ

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *