Orlando Duarte lança livro sobre os “Pioneiros” do futebol

Pioneiros do futebol

Pioneiros do futebol

Com o subtítulo de ‘Deus criou a bola. E o homem descobriu o que fazer com ela’, o jornalista Orlando Duarte mostra no livro “PIONEIROS” a história do futebol através de uma viagem pelo tempo, registrando em um diário de bordo. O livro traça a trajetória do futebol, a evolução das regras, a história de fundação dos principais clubes de futebol no Brasil e ainda traz imagens históricas.

Curiosidades da história do futebol

– o futebol começou a ser praticado na China, no ano de 2600 a.C., com uma bola feita de crina de cavalo. Era o tsu-chu, um treinamento militar da época do imperador Huang-Ti, que representa o registro mais antigo do jogo de bola com os pés.

– no Japão, surge o gandula: escravos pegavam a bola chutada pelos nobres, que caia nos campos. O futebol era praticado com bola de fibra de bambu e foi batizado de kemari.

– o gol surge na Grécia Antiga, no século 3 a.C., quando os times disputavam o epyskiros, um jogo de bola num campo com linha de meta, ao fundo de cada lado do campo, pela qual a bola devia passar para obtenção de pontos. A bola era feita de bexiga de boi coberta por uma capa de couro – uma evolução!

– na América pré-colombiana, na região onde hoje é o Haiti, em 1400 a.C., o futebol era chamado  tlachti, praticado com bola de borracha; já no atual México, o líder do time perdedor era oferecido aos deuses como sacrifício.

– no século 2 a.C., o Império Romano jogavam o harpastum, disputado com bola de bexiga de boi chamada follis, já com jogadores atuando em posições e com uniformes distintos. Os romanos foram responsáveis pela implantação do jogo por toda Europa e Ásia.

– Na França medieval, o jogo de bola com os pés se chamava soule. Na época de Henrique II começou a ter regras, mas com número de participantes que variava conforme a região.

– Em Florença, o Renascimento desenvolve a peleja de bola, com 27 jogadores de cada lado, que levou o nome de calcio (pontapé). O giocco di calcio faz parte da tradição florentina até hoje, quando no dia 24 de junho há disputas na Piazza Santa Croce.

– na Inglaterra medieval, por volta de 1.175, o jogo de bola é um passatempo entre os bretões. O rei Eduardo II (1314) proibiu o jogo, mas os militares continuavam praticando entre uma batalha e outra; e a cada dia o jogo de bola se popularizava. Até Shakespeare colocou o esporte na peça Rei Lear (1606). Foi a partir do século 18, que o esporte adota o nome football e começa a ser praticado por jovens de famílias tradicionais que jogavam rúgbi e críquete.

– em 26 de outubro de 1863, na taverna Freemason, em Great Queen Street, são elaboradas as regras do futebol com a fundação da The Football Association.

– em 1868 surge a figura do árbitro.

– em 1872 é realizado o primeiro jogo internacional entre Escócia e Inglaterra, e os marinheiros ingleses ajudam a propagar o football pelo mundo.

– em 12 de outubro de 1894, Charles Muller volta ao Brasil – depois de dez anos de estudos na Inglaterra – com uma bola de couro que enchia com ar. O pai do futebol brasileiro faz do Brás, em S.Paulo, o berço do futebol brasileiro.

No outono de 1895, Charles Muller convida uns amigos para disputar uma partida de futebol, na Várzea do Carmo (perto da Rua do Gasômetro e Rua Santa Rosa – no Brás). Os times começam a se formar com trabalhadores das empresas inglesas, brasileiros natos, imigrantes.

O futebol e os primeiros clubes brasileiros

– em 13 de maio de 1888, enquanto a Lei Áurea era assinada pela princesa Isabel, é fundado o São Paulo Athletic Club por ingleses da São Paulo Railway Company, Bolsa de Valores e do Hospital Evangélico.

– em 1898, é criada a Associação Atlética Mackenzie, em São Paulo; e em 1899 o Sport Club Internacional, seguido do Sport Club Germânia (da colônia alemã).

– em 1900, o Clube Atlético Paulistano, seguido dos clubes populares praticados em quase todos os bairros de São Paulo.

– No Rio de Janeiro, em 1901, Oscar Cox introduz o futebol em disputas na Praia da Glória, com o Rio Team.

– Em 1901, os jogadores do Rio de janeiro vieram a São Paulo para a primeira disputa entre estados, que terminou em 1 X 1.

– Fundação dos primeiros clubes paulistas – Corinthians (1910), Santos (1912), Palestra Itália (1914) São Paulo (1935), Noroeste (Bauru -1910), Paulista (Jundiaí-1900), Guarani (Campinas-1911), Comercial (Ribeirão Preto-1911), São Bento (Sorocaba-1913).

– Fundação dos primeiros clubes cariocas – Fluminense (1902), Flamengo (1903), Botafogo (1904), Vasco da Gama (1913), Bangu (1904), América (1904), Americano (1914), Madureira (1933), Olaria (1915).

Orlando Duarte

Orlando Duarte

Orlando Duarte – 80 anos de idade, mais de 50 de jornalismo esportivo, cobriu 14 Copas do Mundo, 8 Olimpíadas, escreveu 30 livros e trabalhou nos principais veículos de imprensa do Brasil. É respeitado internacionalmente, conhece 101 países por conta de coberturas do esporte.

PIONEIROS

Título – Pioneiros – Deus criou a bola. E o homem descobriu o que fazer com ela
Autor – Orlando Duarte
Editora – Abook
Páginas – 165
Preço sugerido: R$ 40,00

Fonte: Vera Moreira/ Assessora de Imprensa

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *