Família aguarda transferência de paciente de UAI para leito de UTI

Família está desesperada

Família está desesperada

Mesmo com ordens judiciais já expedidas, famílias com pacientes internados na rede pública de saúde em Uberlândia não conseguem transferência das Unidades de Atendimento Integrado (UAIs) para leitos de Unidades de Terapia Intensiva (UTI).

É o caso de uma mulher que teve derrame e aguarda transferência na UAI do bairro Tibery para um leito de UTI. A família está desesperada.

Adalgisa Ramos França reclama da situação da tia, Sebastiana Ramos. A senhora foi internada no último sábado (9), e, na segunda-feira (11) ,uma ordem de transferência para a HC/UFU foi expedida pelo Ministério Público Estadual. Ela sofreu um Acidente Vascular Cerebral (AVC).

De acordo com a sobrinha Adalgisa, a tia desmaiou no quintal de casa e foi socorrida pelo Corpo de Bombeiros e levada para UAI Tibery. O médico, que atendeu a paciente, chamou os familiares pra relatar que o caso da Sebastiana Ramos é grave, e entregou um encaminhamento para que a família afim de que os parentes procurassem o Ministério Público. Ele afirmou, no laudo, que ela precisa ser transferida, urgentemente, para uma UTI, pois corre o risco de morrer.

A sobrinha Adalgisa afirmou que uma atendente da UAI Tibery, relatou que a família não precisava mais cobrar a transferência, pois havia a possibilidade de até sexta- feira (15), a paciente Sebastiana Ramos seria transferida, no entanto, a perspectiva não se concretizou.

A sobrinha Adalgisa disse estar desesperada com a situação da tia e chamou a equipe da TV Vitoriosa para pedir ajuda.” Eu não estou aguentando mais, porque se eu não agir ela vai morrer”, afirmou.

Outras duas famílias estão na mesma situação na UAI Planalto, também aguardando transferências de pacientes que estão em estado grave, e não estão conseguindo leitos em UTIs.

A produção da TV Vitoriosa solicitou entrevista,  ao vivo, no programa Chumbo Grosso 2ª edição, com o Secretário de Saúde, Dario dos Passos, mas ainda não obteve resposta da Secretaria de Comunicação (Secom) com o agendamento.

Assista à reportagem completa do repórter Léo Soares com imagens de Romens Almeida:

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *