Cruzeiro do Sul: bairro com aspecto de cidade do interior

cruzeiro do sulA mata dos quatro lados, é como a moldura de um quadro que faz qualquer um voltar no tempo. No tempo do sossego. Da tranquilidade. Da paz para se sentar na porta de casa. Por aqui não tem aquela correria dos centros comerciais não. Aliás, quase não tem ponto comercial no bairro.

A velocidade de Cruzeiro de quem passa por aqui é a velocidade de cruzeiro. Derrubou onde estamos. Claro: este é o cruzeiro do sul. Que já foi conjunto habitacional cruzeiro do sul. Habitacional. É um bairro essencialmente residencial. É claro que dotado de instrumentos importantes.

A escola (com o primeiro nome do bairro). O centro social, a quadra de esportes, um lugar bem parecido com àquelas cidadezinhas do interior, onde quase tudo gira em torno da única igreja, lembra? E a única igreja do bairro é uma das primeiras edificações. Tem estilo moderno por fora e por dentro. Aliás, por ser o único templo da comunidade, como é que anda a devoção da comunidade?

Sendo assim, o padre faz o convite. Afinal tem as cerimônias da quaresma e a preparação para a páscoa.

Povo bacana fora, dentro de casa, e é desse jeito desde que o bairro começou há 36 anos. Quer ver só? Nesta casa de número 42, por exemplo, tem os primeiros moradores. Simpatia de gente. Dá licença seu Ivo, Dona Ione. Casados há 53 anos, eles tem muita história para contar do bairro. Mas a vantagem maior é falar que o Cruzeiro do Sul continua o mesmo de quase quatro décadas atras.

Por Carlos Vilela

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *