Em entrevista exclusiva durante participação ao vivo no programa Chumbo Grosso, da TV Vitoriosa, o Secretário de Saúde de Uberlândia, Almir Fontes, falou sobre o caso da infecção por bactéria detectada na Maternidade do Hospital Municipal de Uberlândia na última sexta-feira (5), durante coleta de rotina.
Gestantes enfrentaram problemas, pois 10 leitos precisaram ser isolados para desinfecção. De acordo com o secretário, nenhum recém-nascido faleceu no hospital Municipal devido à infecção, ao contrário dos rumores que circulavam.
Segundo ele, a comissão de infecção hospitalar faz o acompanhamento rotineiramente do quadro de infecção e, quando é identificada uma bactéria mais resistente, pode acontecer o isolamento do leito e do paciente. “Como foi identificado essas duas bactérias, e a UTI neonatal do Hospital Municipal é segmentada, então você separa essas crianças e faz a limpeza de toda a UTI”, esclarece Almir Fontes.
O secretário afirma que no início desta semana a UTI neonatal será liberada. Para não colocar em risco os demais pacientes, aqueles que não foram internados no hospital Municipal, receberam direcionamento para o SUS Fácil mais próximo.
Sobre a transferência de Letícia Olímpio dos Santos, 17 anos, Almir informa que autorizou a ambulância a levar a jovem depois de conversar com familiares. A preferência pelo hospital de Araguari foi para que Letícia e o bebê recebessem atendimento adequado, na unidade do SUS mais próxima. O secretário garantiu que será apurado sobre a ambulância usada para o transporte da paciente, pois a mesma não oferecia nenhuma segurança. A gestante também não contou com acompanhante da área da saúde na transferência.
Mentira, eu tive gemeas e uma delas morreu dia 4 dezembro de 2014 na uti neo natal do hospital municipal por causa dessa bacteria..