Sem-terra se reuniram na reitoria da UFU para discutir reintegração do Campus do Glória

SEM TERRA GLÓRIA 2

Famílias assentadas reuniram-se na reitoria da UFU, para discutir possível reintegração do Campus do Glória (Imagem: Ronivon Santos)

Famílias que ocupam o Campus do Glória da Universidade Federal de Uberlândia, estiveram presentes na manhã desta segunda-feira, 20 de outubro, em uma reunião realizada na reitoria da UFU, para discutir as providências a serem tomadas para a reintegração de posse do local.

Membros de uma comissão criada pelo Conselho Universitário, o reitor da universidade, Elmiro Santos Resende, e o prefeito de Uberlândia, Gilmar Machado, também estiveram presentes na reunião, e se mostraram contra o uso da força policial para que o local seja desocupado.

SEM TERRA GLÓRIA

O reitor da UFU, Elmiro Santos Resende, o prefeito de Uberlândia, Gilmar Machado e membros do Conselho Universitário participaram da reunião (Imagem: Ronivon Santos)

O professor Leonardo Barbosa e Silva, membro desta comissão, também acompanhou a reunião e disse que outros meios estão sendo estudados para que o mandado de reintegração seja cumprido de forma pacífica. Visto que essa negociação vem sendo realizada há mais de dois anos e leva em consideração os Direitos Humanos.

Um morador do assentamento, que também acompanhou a reunião, afirmou que estão dispostos a conversar. Porém, como não estão dispostos a desocupar a área, temem um confronto com a polícia, pois também pretendem defender a suas casas.

O delegado da Polícia Federal, Carlos D’Angelo, afirmou que uma reunião entre a PM e a PF, discutiu como seria feita a desocupação; e que essa reunião se tratava de uma etapa para o cumprimento de uma ordem judicial que está em vigor desde 2012. Dessa forma, pelo fato de as polícias responderem à decisões jurídicas, a ordem de desocupação pode acontecer, visto que nunca houve pedido de cassação ao pedido.

O delegado ainda frisou que a desocupação é uma ordem do estado e cumprida por oficiais de justiça, mas que contam com o apoio da força policial para o cumprimento do mandado, que pode ser a maior desocupação já realizada na América Latina.

Com informações de Vinícius Romário/Estagiário

8 respostas a Sem-terra se reuniram na reitoria da UFU para discutir reintegração do Campus do Glória

  1. luiz disse:

    E continua dando tudo na mão de pessoas que não tem coragem de lutar para terem o que merecem. A terra é produtiva em qualquer lugar, desde que o ser tenha coragem de cultivá-la. Chega de ficar dando tudo a seres que se acomodam e não produzem nada. Daqui a pouco tempo voltaremos como era no tempo de Heródes.

    • vanessa disse:

      Luiz, não acho certo dar algo que não seja justo. O brasil é justo? A politica é justa? você é justo? Sabe o que aquelas pessoas passam? Tiveram a mesma oportunidade que a minoria de nós? Se é do governo, município, estado, ou qualquer tipo que envolva imposto, é de todo mundo. E se liberarem nao será de graça apenas não terão que ficar 30 anos ou mais na fila DA MINHA CASA MINHA VIDA. Você já passou por isso?

  2. laura vilela disse:

    Bota essa cambada de vagabundo pra correr… tomara que Dilma perde a eleição e o Aécio acaba logo com esse bando de vagabundos que se intitulam sem teto sem terra

  3. Theo disse:

    NAO VAO CONSEGUIR NUNCA… É MELHOR REGULARIZAR!

  4. Josiane disse:

    Julgar realmente é muito fácil, do mesmo modo que existem pessoas ruim existem pessoas BOAS e honestas que estão cansadas de trabalhar dia e noite e não terem suas casas próprias, cada dia mas o rico fica mas rico e o pobre fica mas pobre, ao invés de xingar e tentar ridicularizar os trabalhadores pessoas humildes, pais de família, tínhamos que apoiar e orar por cada umas delas, pq se estão ali é porque não tem condições de pagar um aluguel. O senhor prefeito Gilmar machado cade as casas minha casa minha vida? São muito poucas casas para uma população como é a de Uberlandia. Então pessoas que só sabem julgar e xingar vocês são dignas de pena, porque aquelas pessoas do assentamento do Gloria são pobres de dinheiro e vocês de alma e espirito!!!!!!!

  5. eder disse:

    infelismente vai haver a reintegraçao de posse sim , eu digo as pessoas que ten cadastro no minha casa minha vida que procuren a secretaria de habitaçao pois la no novo mundo os apartamentos estao quase todos alugados poderia ser de uma destas varias familias que estao assentados irregularmente neste local que confiarao na pessoa que recebeu e nao garantiu as moradias o representante. mas o brasil esta cheio de velhacos como estes cordenadores vagabundos que exploran os mais precisados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *