Campanha Nacional de Prevenção do Câncer da Pele acontece neste sábado, 26

Campanha Nacional de Prevenção do Câncer da PeleO Hospital de Clínicas de Uberlândia da Universidade Federal de Uberlândia (HCU-UFU) participa neste sábado, 26 de novembro, do Dia C de Combate ao Câncer da Pele. Dermatologistas, residentes, alunos de medicina e técnicos administrativos, todos voluntários, farão o atendimento da população, no Ambulatório Central do HCU-UFU, localizado na Avenida Pará, 1720 – Campus Umuarama, das 8h às 15h.

Promovida pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), a ação antecipa o #DezembroLaranja, mês de combate ao câncer da pele, e visa divulgar informações sobre acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento, contribuindo para a redução dos casos da doença. Pelo 17º ano consecutivo, a SBD promove, em todo o Brasil, o Dia Nacional de Combate ao Câncer da Pele. A previsão é que em todo o país mais de 30 mil pessoas sejam atendidas durante a mobilização. O atendimento será restrito para análise e diagnóstico de lesões suspeitas de câncer da pele.

Câncer da Pele

O câncer da pele é o crescimento anormal e descontrolado das células que compõem a pele. Estas células se dispõem formando camadas e, dependendo da camada afetada, haverá diferentes tipos de câncer. Os mais comuns são os carcinomas basocelulares, espinocelulares e melanomas. A doença pode se manifestar como uma pinta ou mancha, geralmente acastanhada ou enegrecida, como também uma ferida que não cicatriza.

A orientação dos especialistas é evitar a exposição excessiva ao sol, usar o protetor solar, mesmo em dias frios e nublados, reaplicando o produto a cada quatro horas no dia a dia e a cada duas horas nos períodos de maior exposição solar. É importante também se proteger com o uso de chapéus e camisetas e utilizar barracas feitas de algodão ou lona. Crianças e bebês devem estar sempre protegidos do sol. Filtros solares podem ser usados a partir dos seis meses de vida. Assessoria de Comunicação do HCU-UFU 24 de novembro de 2016

Assessoria Hospital de Clínicas de Uberlândia

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *