Motoristas são obrigados a realizar teste toxicológico para renovar CNH profissional

Clínica de coleta

Clínica de coleta

Motoristas que possuem a carteira nacional de habilitação (CNH) nas categorias C, D e E, a partir de agora são obrigados a realizar exames toxicológicos na renovação do documento.

A medida pegou de surpresa quem foi renovar a carteira das categorias profissionais. Segundo o caminhoneiro Manoel Gomes Ferreira, de 60 anos, em três décadas de volante esta é a primeira vez que ele foi cobrado para fazer o novo exame toxicológico. O detalhe é que a exigência custa caro, e Manoel precisa renovar o documento para voltar a trabalhar. O caminhoneiro está revoltado com a mudança e afirma que essa não é uma medida de segurança nas estradas.

Custo para renovar a CNH

Custo para renovar a CNH

“Uberlândia não tem laboratório para realizar o exame. Eu vou ter que aguardar três meses para ter o resultado e renovar minha habilitação”, afirma.

O sindicato da categoria também é contra o retorno da medida, que estava suspensa por força de liminar. Para Célio Moreira, o exame não dá nenhuma garantia de que o motorista tenha usado drogas. O presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Logística e Transporte (Sinditrans) também questiona o custo e o fato de o exame ser feito nos Estados Unidos.

De acordo com Célio, o Brasil ainda não tem estrutura para realizar exame toxicológico. “Acaba prejudicando o motorista e, na nossa visão, ele não tem nenhuma eficácia, pois é exigido somente na troca da carteira” afirmou.

A Clínica de Medicina do Trabalho em Uberlândia é posto de coleta. O exame é feito por meio de fios de cabelo do motorista. O material é lacrado e enviado para o Estados Unidos. Para o médico do trabalho Hugo França, o método é eficiente e deveria ser exigido para todas as categorias de habilitação.

Por Carlos Vilela

 

Uma resposta a Motoristas são obrigados a realizar teste toxicológico para renovar CNH profissional

  1. ÁGUIA disse:

    ESSE PESSOAL AVISOU QUE A PARTIR DE TAL DATA SERIA COBRADO ESSE EXAME?NÃO SERIA MAIS FÁCIL ENVIAR PESSOAS IDÔNEA PARA O APRENDIZADO DESSE EXAME….FICARIA MAIS EM CONTA,DO QUE DAR DINHEIRO PARA OS ESTADOS UNIDOS.ESSA MEDIDA VEIO DO GOVERNO FEDERAL?O MOTORISTA TEM QUE CUSTEAR ESSE EXAME?QUEREMOS RESPOSTAS….Motoristas são obrigados a realizar teste toxicológico para renovar CNH profissional
    Postado em: 3 de agosto de 2016 .
    Por Uipi
    Clínica de coleta
    Clínica de coleta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *