Concurso literário premiará estudantes com viagem ao Paraguai

O Ministério da Educação (MEC) participa desta edição do Concurso Histórico Literário: Caminhos do Mercosul. Em parceria com o Setor Educativo do Mercosul e o Ministério de Educação e Cultura do Paraguai, o MEC convida os estudantes que estão cursando o ensino médio para que escrevam sobre o tema deste ano: Por uma educação sem barreiras e fronteiras. Podem participar jovens nascidos entre 1999 e 2001.

Serão premiados nesta 11ª edição do concurso os autores de trabalhos individuais nas modalidades monografia, ensaio ou texto literário, que inclui narração, contos ou poesia. Também podem ser inscritos conteúdos em audiovisual, Libras e Braile. O objetivo é discutir a construção de uma sociedade inclusiva como um caminho para que as pessoas com deficiência e/ou mobilidade reduzida conquistem autonomia e tenham seus direitos garantidos.

As produções devem ser enviadas ao MEC a partir do dia 05 de julho. Um arquivo estará disponível no portal oficial do Ministério para preenchimento dos interessados. Criatividade, originalidade e pesquisa serão critérios avaliados pela comissão organizadora. Serão selecionados seis trabalhos, sendo dois deles de autoria de pessoas com deficiência. A divulgação do resultado está prevista para o mês de agosto. Os escolhidos – de cada um dos países participantes – ganharão uma viagem ao Paraguai, marcada para outubro.

Além do Brasil, podem participar alunos de outros países membros do Mercosul (Argentina, Paraguai, Uruguai). Também podem se inscrever estudantes da Bolívia e Colômbia, países associados ao bloco econômico. Para mais informações sobre o concurso Caminhos do Mercosul, acesse portal.mec.gov.br.

MEC

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *