Estado formaliza o repasse de 31 ambulâncias para o SAMU

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

A doação de 31 ambulâncias para o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) da Macrorregião Triângulo Norte foi formalizada na manhã de hoje (8) durante a abertura do treinamento da terceira turma dos profissionais aprovados no processo seletivo. O repasse dos veículos será feito pela Secretaria Estadual de Saúde ao Consórcio Público Intermunicipal de Saúde da Rede de Urgência e Emergência da Macrorregião Triângulo Norte (CISTRI), responsável pelo Samu em Uberlândia e região.

O repasse será publicado no Diário Oficial do Estado de Minas Gerais e os veículos devem começar a chegar na cidade na próxima semana. Após serem entregues os veículos receberão um sistema de rastreamento e emplacamento. Uberlândia, onde funcionará a Central de Regulação do Samu, receberá 10 ambulâncias. Dessas, duas serão Unidades de Terapia Intensiva (UTI) Móveis. Os veículos serão distribuídos em cinco bases descentralizadas, sendo quatro instaladas dentro das estruturas existentes do Corpo de Bombeiros e uma na Unidade de Atendimento Integrado (UAI) Luizote de Freitas. Ao todo serão 22 bases distribuídas em 17 cidades.

De acordo com o cronograma do CISTRI, que administra o Samu na Macrorregião Triângulo Norte, o serviço deve entrar em operação no fim do mês de junho. Com a distribuição das vagas o atendimento será compartilhado como mais quatro cidades, desafogando Uberlândia, que recebe a maioria dos pacientes da região.

O atendimento do Samu funcionará 24 horas, durante os sete dias da semana e funcionará totalmente integrado com as Unidades de Resgate 193 do Corpo de Bombeiros. “Reitero a importância deste momento no afã de oferecer a população esse atendimento hospitalar. Esta união de trabalho acontecerá de maneira que tenhamos resultados eficientes. Temos a vontade de poder servir e de maneira parceira, temos a satisfação final de servir bem”, disse o Ten. Cel. Nivaldo Machado, comandante do 5º Batalhão de Bombeiros Militar (BBM).

Treinamento

O treinamento iniciado nesta quarta-feira (08) terá duração de cinco dias, com carga horária de 50 horas, divididas entre aulas práticas e teóricas. Esta é a terceira de quatro turmas que serão capacitadas. As turmas são formadas por médicos, enfermeiros, condutores, socorristas e profissionais da Central de Regulação. Além de se inteirarem sobre o funcionamento do Samu, o curso possui um direcionamento para atendimento de urgência e emergência pré-hospitalar voltados para operações de busca, resgate e salvamento.

Prefeitura de Uberlândia

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *