Temperaturas caem e prevenção contra a influenza aumenta

Temperaturas caem e prevenção contra a influenza aumentaCom a chegada de uma frente fria que baixou as temperaturas de Uberlândia, a Secretaria de Saúde de Uberlândia reforça o alerta à população sobre a importância das medidas de prevenção contra doenças respiratórias comuns neste período do ano, conhecidas como Etiqueta da Gripe. Este conjunto de medidas procura diminuir o risco de contágio com algumas ações simples como lavar as mãos com água e sabão, principalmente depois de tossir ou espirrar; depois de usar o banheiro, antes de comer, antes de tocar os olhos, boca e nariz.

Evitar tocar os olhos, nariz ou boca após contato com superfícies, proteger com lenços a boca e nariz ao tossir ou espirrar e evitar aglomerações e ambientes fechados também são algumas atitudes importantes para prevenção. Isso porque o vírus permanece vivo no ambiente por até 72 horas e, em superfícies como corrimões, maçanetas e torneiras, por até 10 horas.

A Secretaria Municipal de Saúde de Uberlândia também se prepara para o Dia D da 18ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe, definido pelo Ministério da Saúde como o dia 30 de abril, neste sábado. A duração da campanha será de 02 a 20 de maio de 2016, período em que os profissionais da rede irão vacinar as pessoas que formam o grupo prioritário: crianças de seis meses a menores de cinco anos, pessoas com 60 anos ou mais, gestantes, mulheres no período de até 45 dias após o parto, profissionais de saúde dos serviços públicos e privados, doentes crônicos com a prescrição médica.

Ao todo, são 147.030 pessoas no município que se enquadram dentro dos critérios preconizados. A meta é atingir no mínimo 80% desse total, ou seja, 117.624 pessoas. Para receber a dose da vacina que protege contra a influenza (ou gripe), o cidadão deve procurar qualquer uma das 56 Unidades Básicas de Saúde da Família (UBSFs), seis UAIs (com exceção das unidades do Morumbi e São Jorge), as oito Unidades Básicas de Saúde (UBSs) ou os Ambulatórios Jaraguá, Amélio Marques e Herbert de Souza.

Prefeitura de Uberlândia

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *