Câncer deve atingir 596 mil novos brasileiros em 2016

No dia 8 de abril é comemorado o Dia Mundial de Combate ao Câncer. Criada em 2005, pela União Internacional para o Controle do Câncer (UICC), a data tem como objetivo alertar para o crescimento dos índices da doença, que já se transformou em epidemia. Atualmente, 8,2 milhões de pessoas morrem por ano de câncer no mundo. No Brasil, foram registradas 189.454 mortes por câncer em 2013 de acordo com o Instituto Nacional de Câncer (Inca). Para 2016, estima-se a ocorrência de mais de 596 mil casos da doença no país.

Ainda segundo o Inca, o aumento da expectativa de vida, a urbanização e a globalização são alguns dos fatores que podem explicar as altas estimativas para a doença.  “Hoje, a maioria dos tipos de câncer podem ser evitados, pois estão relacionados ao estilo de vida desregrado. A mudança do comportamento dos adultos e a disseminação de hábitos saudáveis desde os primeiras anos de vida são essenciais para que haja uma transformação de cenário”, afirma o oncologista clínico, Fernando Maciel.

Os fatores de risco podem ser encontrados no ambiente físico, ser herdados ou representar hábitos ou costumes próprios de um determinado ambiente social e cultural. Além do envelhecimento, são fatores de risco importantes os hábitos de vida, como o tabagismo, consumo de álcool, alimentação, excesso de peso e a prática de atividade física. “O padrão alimentar, por exemplo, tem contribuído para o aparecimento do câncer. Muitos componentes da alimentação têm sido associados com o processo de desenvolvimento do câncer, principalmente câncer de mama, cólon (intestino grosso) reto, próstata, esôfago e estômago”, explica o oncologista.

Para alertar a população e incentivar a prevenção, o Inca em parceria com o UICC lançaram algumas dicas. Confira:

Escolha um estilo de vida saudável: podemos reduzir o risco com medicas simples, como não fumar, praticar atividades físicas, consumir alimentos e bebidas saudáveis e reduzir a exposição à radiação ultravioleta do sol.

Mantenha o peso adequado: cerca de um terço de todos os casos de câncer podem ser evitados com alimentação saudável, manutenção de peso corporal adequado e atividades físicas.

Tenha uma alimentação saudável: a alimentação deve ser variada, equilibrada, saborosa, respeitar a cultura e proporcionar prazer e saúde. Frutas, legumes, verduras, cereais integrais e feijões são os principais alimentos protetores. Comer esses alimentos diariamente pode evitar o desenvolvimento de câncer.

Pratique atividade física: a atividade física consiste na iniciativa de se movimentar, de acordo com o limite e a rotina de cada um. Você pode, por exemplo, caminhar, dançar, trocar o elevador pelas escadas, levar o cachorro para passear, cuidar da casa ou do jardim.

Evite a exposição solar das 10h às 16h: caso não seja possível não se expor ao sol, use acessórios como chapéu, guarda-sol e óculos escuros, sem esquecer do filtro solar. Procure áreas de sombra, esses locais reduzem em até 50% a intensidade das radiações UV.

Crie ambientes saudáveis: escolas e locais de trabalho têm papeis importantes na prevenção do câncer. Ambos podem promover uma cultura de saúde ao oferecer refeições nutritivas e tempo para lazer e atividade física. Empregadores podem oferecer espaços com sombra para evitar a exposição solar de seus funcionários.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *