Além do caso de Zika, Saúde confirma dois casos de Chikungunya

Durante a reunião que aconteceu no Centro Administrativos houve anúncios de investimentos na área da Saúde e o anúncio de confirmação de duas doenças, o Zica Vírus e chikungunya. Serão investidos mais de 3,4 milhões de reais na compra de equipamentos e mobiliários para Uai’s, UBSF’s e Hospital Municipal. Os recursos são de convênios com os governos: federal e estadual e emendas parlamentares de deputados estaduais.

Houve a contratação de 26 novos medidos. Os novos profissionais vão atuar nas UAI’s. O prefeito Gilmar Machado mencionou durante o anúncio que haverá economia com a chegada dos novos médicos devido a redução de horas-extras, além de melhor organização das escalas de trabalho. O diretor presidente da Fundasus, disse que só com horas-extras eram gastos aproximadamente 2,5 milhões de reais.

A divisão de atendimentos dos novos profissionais ficou da seguinte forma: a UAI Luizote ganha um traumatologista e três clínicos gerais; a UAI Martins terá mais uma clínica médica e uma pediatra; UAI Planalto contará com mais dois pediatras, três clínicos médicos e um traumatologista; A UAI Roosevelt ganhará dois pediatras, um traumatologista e quatro clínicos médicos; Na UAI Tibery serão três novos traumatologistas, e quatro clínicos médicos. Mas mesmo com os novos médicos, o secretário de Saúde admite que os problemas com falta de médicos não serão totalmente resolvidos.

Uma UBSF será inaugurada no próximo sábado, dia 27, no bairro Luizote de Freitas. E, mais três equipes de PSF vão iniciar os trabalhos. Estes dois veículos foram adquiridos. Um será para atendimento domiciliar do PSF do distrito de Tapuirama e o outro será destinado para demandas da Secretaria de Saúde.

Entre os anúncios houve a confirmação de um caso de Zica Vírus em Uberlândia. A coleta foi feita aqui na cidade e enviada para Belo Horizonte. O resultado saiu neste dia 23. Informações sobre o tempo de gestação, idade da mulher, bairro e unidade de saúde não foram divulgadas.

Além do Zica Vírus, outra doença transmitida pelo mosquito Aedes Aegypti foi confirmada em Uberlândia. São duas pessoas que estão com Chikungunya na cidade. São pai e filha que vieram da cidade de Alta Floresta, em Rondônia.

Por Fernando Souza

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *