Veja dicas de como preparar uma lancheira saudável pros filhos

Lancheira saudável 2Ter criatividade para manter a merenda escolar saudável é sempre um desafio. Na correria do dia-a-dia, muitos pais optam pela praticidade que nem sempre é a opção mais nutritiva. Pensando nisso, a nutricionista da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), Natália Beltrão, elaborou opções de lanches que alimentam e ao mesmo tempo são fáceis de fazer, saborosos e baratos.

De modo geral, frutas, torradinhas e pães com geleia de frutas não adoçadas, patês leves, água de coco, sucos naturais, iogurtes são algumas opções atraentes ao paladar infantil. Chocolates, chips, frituras, biscoitos e bolos industrializados e refrigerantes, também seduzem mas devem ser evitados. É que eles contem altos índices de sódio e gorduras além de ter poucos nutrientes. O sal causa aumento da pressão arterial e as gorduras colaboram com o ganho de peso.

Hora do montar a lancheira

O momento de montar a lancheira pode ser divertido. Os pais devem aproveitá-lo para conversar com os filhos enquanto selecionam a merenda: “É importante incluir as crianças também na compra dos alimentos e nas atividades do preparo, incentivando a experimentação de novos sabores e de novas combinações”, recomenda Natália”.

Veja algumas opções indicadas pela nutricionista:

Lancheira saudável

Vale lembrar ainda que a variedade do cardápio ajuda a estimular a alimentação saudável. As frutas devem ser higienizadas e prontinhas para comer. As barras de cereais são opções para crianças maiores de 2 anos. Pães integrais alimentam mais e açúcar mascavo tem menos conservantes.

Agência Minas

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