Receita Federal divulga as novas regras para o imposto de renda 2016

receita federalOs contribuintes terão de incluir na Declaração do Imposto de Renda deste ano o número do CPF de dependentes com idade a partir de 14 anos. A alteração foi publicada no Diário Oficial da União.

O intuito dessa modificação é evitar fraudes no sistema da Receita Federal. Antes da mudança, a idade mínima que deveria ser comprovada era de 16 anos. O período da entrega da Declaração do Imposto de Renda deve ocorrer no mês de março até o dia 29 de abril. Mas segundo o supervisor do IR da Receita Federal de Uberlândia, a divulgação será antes.

Os contribuintes que tiveram rendimentos tributáveis no ano passado de até 28 mil reais deverão fazer a declaração. A informação sobre o valor ainda não é oficial porque a Receita Federal não fez a divulgação. Mas seguindo o percentual de anos anteriores de 4,5%, o valor deve ser esse.

No ano passado foram mais de 215 mil pessoas que declararam o Imposto de Renda. Desde o ano passado os contribuintes podem utilizar aplicativos para facilitar no preenchimento de dados. Os rascunhos como são conhecidos, são gratuitos.

Essa contadora explica que os aplicativos são para auxiliar, mas não são oficiais.

Por Fernando Souza

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *