Bairro Saraiva ganha academia popular

Bairro Saraiva ganha academia popular ao ar livre“Estou satisfeito com a implantação deste equipamento social que vai me proporcionar mais saúde e qualidade de vida. Temos que manter sempre o corpo em movimento”, disse o comerciante, Flávio Henrique de Souza durante a inauguração, nesta sexta-feira (18), da Academia Ao Ar Livre do bairro Saraiva, instalada na Praça Vasco Gifone entre as ruas Duque Caxias e Tapajós. Esta é a 13ª academia popular implantada pela Prefeitura de Uberlândia, por meio da Fundação Uberlandense de Turismo, Esporte e Lazer (Futel).

Antes da instalação dos aparelhos da academia, a Secretaria de Serviços Urbanos fez uma série de intervenções no local. Replantou grama, reformou banheiros, instalou lixeiras e demarcou uma pista para caminhada. A comunidade poderá divulgar poesias através do Projeto Plantando Palavras. A Secretaria de Trânsito e Transportes (Settran) fortaleceu a sinalização nas imediações. A próxima etapa será a substituição das telhas quebradas do coreto por outras novas.

O prefeito Gilmar Machado destacou que a Academia Ao Ar Livre é essencial para as famílias. “Quando a praça é ocupada pela população serve de espaço para confraternização. Tudo está sendo realizado por meio de parcerias”, enfatiza. Para o diácono da Paróquia São Pedro, Amarildo dos Santos, esta entrega veio num momento oportuno para a comunidade local. “Este gesto é um sinal de Deus para que zelemos da saúde. Ela é necessária porque melhora a qualidade dos espaços para serem frequentados”, enfatiza.

Segundo o diretor da Futel, Márcio Nobre, a finalidade principal da academia é incentivar e criar oportunidades para a prática de atividades físicas e de lazer dos moradores, refletindo na melhoria da qualidade de vida e saúde da população. O professor de Química da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) Francisco Aquino afirma que o equipamento trará vários benefícios. “Com certeza, a instalação dos aparelhos e a revitalização do espaço atrairão mais pessoas para cá, e o interessante é investir também em projetos de segurança como o Vizinhança Solidária”, disse.

As academias são compostas por sete aparelhos como o esqui, que serve para aumentar a flexibilidade dos membros inferiores, superiores, quadris e melhora a função cardiorrespiratória. O multiexercitador fortalece, alonga e aumenta a flexibilidade dos membros inferiores e superiores. O aparelho pressão de pernas serve para fortalecer a musculatura das coxas e quadris. Os moradores do bairro Saraiva terão ainda a remada sentada, que visa trabalhar músculos das costas e ombros. Para aumentar a mobilidade das articulações dos ombros e cotovelos a opção é o aparelho de rotação dupla diagonal.

Quem quiser aumentar a mobilidade dos membros inferiores e desenvolver a coordenação motora poderá utilizar o simulador de caminhada. Para ampliar a parte aeróbica será disponibilizado o simulador de cavalgada que ajudar a melhorar a musculatura dos membros inferiores e superiores. A Empresa Municipal de Apoio e Manutenção (Emam) construiu as bases de concreto para instalação dos aparelhos. No domingo (20), serão inauguradas as Academias Ao Ar Livre dos bairros Esperança e Dona Zulmira.

Fonte: Prefeitura de Uberlândia 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *