Uberlândia ganha autorização para operar canal público de TV

Uberlândia é o primeiro município do país a ter autorização para operar canal público de TVNa página 36 do plano de governo do prefeito de Uberlândia, Gilmar Machado, consta que entre as prioridades da sua gestão era trabalhar para instalar rádio, televisão pública e novas mídias para o município. Na manhã desta quinta-feira (17) a proposta tornou-se realidade com a autorização concedida ao Município para operar o Canal da Cidadania na TV Digital. A assinatura da portaria contou com a presença do ministro das Comunicações, André Figueiredo, do deputado federal, Mario Heringer e do prefeito Gilmar Machado.

Apesar de Salvador já ter a licença para operar o Canal da Cidadania, o Município de Uberlândia é considerado o primeiro do país a obter essa outorga, processo que começou em abril de 2013 com o protocolo de pedido do prefeito Gilmar Machado ao Ministério das Comunicações. Em outubro de 2015, o Governo Federal publicou, no Diário Oficial, a autorização para o Município ter o próprio canal de televisão, chamado TV Uberlândia – Mais perto da nossa gente.

A transmissão será pelo Canal 24 D, com qualidade digital, e os conteúdos serão exibidos em quatro faixas. A primeira destinada ao poder público municipal, a segunda para o poder público estadual e as outras duas para associações comunitárias, que ficarão responsáveis por veicular programação local.

“A TV chega para cumprir com a sua função, que é promover o debate com a sociedade levando à população informações sobre tudo que está acontecendo na cidade. Isso é democracia e não temos dificuldade com isso. O que queremos é uma aproximação com a nossa gente e vamos usar o canal para isso”, destacou o prefeito Gilmar Machado.

Para o ministro das Comunicações, André Figueiredo, Uberlândia passa a ser exemplo em todo o país com a iniciativa de ter o Canal da Cidadania na TV Digital. “Nesses três anos de programa temos 361 municípios solicitando a adesão e Uberlândia foi a primeira a se manifestar e a preparar toda a documentação. Por isso, é espelho já que por meio do poder público, em conjunto com a sociedade civil, fará a divulgação de conteúdos para conhecimento e integração da população”, reforçou.

O próximo passo para a TV Uberlândia iniciar a programação – prevista para o primeiro semestre de 2016 – é escolher a emissora de TV Pública para associar e transmitir conteúdo nacional e planejar esse conteúdo, que será construído juntamente com a sociedade civil, poder público e entidades.

Para a gestão do canal foi criado o Conselho Municipal do Canal da Cidadania, publicado no Diário Oficial do Município no dia 24 de abril de 2013. “O prefeito Gimar Machado sempre deu liberdade para desenvolvermos nossos trabalhos e a TV Uberlândia será justamente para aprofundar as discussões estratégicas da cidade e para que a sociedade conheça o que os governantes têm feito pelo país. A TV é estratégia para que a sociedade de Uberlândia saiba o que está sendo feito para ela. Vamos entrar na casa das pessoas com informações que serão úteis para o dia a dia delas”, disse o secretário Municipal de Comunicação Social, Gustavo Moreira.

Fonte: Prefeitura de Uberlândia 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *