Encontro destaca potencial da literatura

Encontro destaca potencial da literaturaO mundo da literatura com toda a sua pluralidade estará em evidência em Uberlândia durante o Encontro Literário do Cerrado (Elicer). Na programação destinada a todos os segmentos e faixas etárias da população, o público terá oportunidade de contemplar salas para bate-papo, debates com autores, palestras, contações de histórias e apresentações artísticas e musicais. Quem comparecer poderá ainda participar de atividades recreativas, doar livros e conferir o núcleo digital, que estimulará a produção criativa por meio das novas mídias e tecnologias. O Elicer também será uma homenagem ao centenário do nascimento do ator Grande Otelo. O evento acontece entre os dias 15 e 20 de novembro, no Center Convention, anexo ao Center Shopping. A entrada é franca.

Para os organizadores, o Elicer será um marco em Uberlândia, pois projetará a cidade no cenário nacional da literatura, da cultura e das artes. “A ideia do Encontro começou em 2008. Na época, eu trabalhava no Uberlândia Convention & Visitors Bureau e comecei a observar melhor as potencialidades da cidade. Abrigamos diversas instituições de ensino superior, médio e fundamental e temos um público leitor muito grande que nos possibilita inúmeros investimentos como o Elicer”, disse o idealizador do Elicer, Humberto Paes Lemes, diretor da Pool Comunicação, realizadora do evento, juntamente com o UCVB. Segundo ele, o Encontro será o primeiro deste porte no Triângulo Mineiro.

Além de promover a literatura junto à sociedade geral, o Elicer dará destaque à produção literária e estimulará a leitura, evidenciando seu caráter educativo e gerador de transformações sociais. Cerca de 100 editoras e livrarias brasileiras terão exposições, entre elas: Rocco, Fundamento, Duna Dueto, FTD, Fimac, Edufu, Usina de Letras, Livraria Nossa Senhora Aparecida, Livraria São Marcos, Saraiva, Leitura e Pró-Século.

A Prefeitura de Uberlândia participará do evento com alunos de seis escolas municipais que apresentarão coreografias de dança e peças de teatro. A Secretaria Municipal de Educação disponibilizará ônibus em algumas unidades escolares para transportar estudantes em visitas ao Elicer.

“Nossa cidade tem caráter empreendedor, com vários núcleos educacionais como universidades e escolas técnicas e de ensinos fundamental e médio. Isto revela um grande potencial de leitores, além de uma população de quase um milhão de habitantes que merece um evento como o Elicer”, disse a integrante do Núcleo de Linguagens, Célia Maria Borges Machado, do Centro Municipal de Estudos e Projetos Educacionais Julieta Diniz (Cemepe).

Evento homenageia Grande Otelo

O artista uberlandense Sebastião Bernardes de Sousa Prata, conhecido como Grande Otelo, nasceu em Uberlândia em outubro de 1915. Sua infância foi marcada por tragédias familiares, que não o impediram de demonstrar ao mundo seus talentos artísticos. Ator de fama internacional, destacou-se em filmes como “Macunaíma” e “Lúcio Flávio, o passageiro da agonia”. Na TV participou de humorísticos como “Escolinha do Professor Raimundo” (Globo), e de novelas, como “Sinhá Moça” (Globo). Grande Otelo faleceu em novembro de 1993 a caminho da França onde receberia uma homenagem no Festival de Nantes, em Paris.

“A homenagem ao Grande Otelo foi sugerida pela Célia, do Cemepe, e prontamente aceita por todos. Foi um artista que se projetou pelo seu talento e divulgou Uberlândia para o Brasil e mundo de uma forma muito positiva”, disse Humberto Lemes.

Fonte: Prefeitura de Uberlândia 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *