Inscrições para Semana Internacional de Comunicação começam dia 3

Inscrições para Semana Internacional de Comunicação começam dia 3A programação da III Semana Internacional de Comunicação de Uberlândia já está disponível no site do evento (www.semanaintercom.com.br) e as inscrições poderão ser feitas a partir do dia 3 de novembro. As palestras acontecerão de 9 a 11 de novembro, no Center Convention. Haverá ainda atividades externas (oficinas) direcionadas a alunos da rede estadual de ensino e adolescentes atendidos pela ONG Ação Moradia, entre os dias 4 a 7 de novembro.

O tema da terceira edição da Semana Internacional de Comunicação será “Mídia Livre: A Velocidade da Comunicação e a Tecnologia”. Entre os convidados estão relações públicas, publicitários, empresários, produtores de conteúdo, executivos e jornalistas de grandes grupos de mídia, além de outros profissionais que irão discutir os limites entre a mídia tradicional e independente.

Entre os nomes confirmados para esta edição destacam-se: Elianne Ramos, tuiteira de política de Washington DC e colaboradora de The Huffington Post; Jay Baker, fotógrafo com experiência em cobertura de presidentes dos Estados Unidos; Jessy Mejía, especialista em estratégias de comunicação entre o governo americano e a comunidade latina nos Estados Unidos; Renê Silva, criador do jornal do Morro do Alemão, no Rio de Janeiro; e Paulo Henrique Amorim, jornalista, blogueiro, escritor e apresentador do programa “Domingo Espetacular” pela Rede Record. A abertura, dia 9, terá um pocket show com o cantor Tico Santa Cruz.

Durante três dias, mais de 30 profissionais irão apresentar e provocar discussões quanto aos novos rumos da imprensa formal, e como essas mídias vêm dialogando são questões que permeiam a área da comunicação. Jornalismo, publicidade, cinema, redes sociais e blogs compõem uma nova de rede de interações pela qual o público se informa e cujo potencial ainda pouco se conhece.

Dado o protagonismo das redes sociais nas manifestações populares ao redor do globo nos últimos anos, a organização da Semana Internacional de Comunicação propõe uma discussão sobre a importância destas fontes consideradas alternativas de informação.

Outra vertente abordada nesta III Semana Internacional de Comunicação será a educação. Como a educação pode potencializar o que vem sendo produzido nas escolas públicas. Temas como educomunicação, oficina de quadrinhos com ilustração e educação e tecnologia estarão presentes na programação.

Público-alvo

Além de atender diretamente estudantes e profissionais das áreas de comunicação, esta terceira edição da Semana Internacional de Comunicação foi idealizada para proporcionar aos jovens da rede pública de ensino de Uberlândia acesso a informação de qualidade. O acesso ao evento continua gratuito de modo a estimular a percepção de qualquer pessoa interessada.

Pensando nisso, a curadoria da semana busca compor uma programação que contemple os principais temas em discussão em todas as esferas sociais. Profissionais do jornalismo, publicidade, cinema e outras áreas correlatas à comunicação trazem opiniões e dados recentes sobre o mercado e as pesquisas na área, além de compartilhar uma perspectiva do futuro da comunicação.

Na última edição mais de 8 mil pessoas participaram de palestras, seminários, oficinas e debates que envolveram 40 profissionais do mais alto nível.

Oficinas externas

A Semana Internacional de Comunicação deste ano teve sua primeira atividade em agosto, durante a Conferência da Juventude, com um espaço tecnológico voltado para comunicação, na Estação Jovem montada na praça Sérgio Pacheco.

A partir do dia 4 de novembro alunos da Escola Estadual Hortêncio Diniz, parceira do evento juntamente com educadores e alunos do Mais Educação, da rede Municipal, vão receber oficinas sobre jornalismo e publicidade que serão ministradas por professores da Unitri, parceira do evento.

Em outro espaço, na ONG Ação Moradia, haverá atividades externas nos dias 6 e 7 voltadas para os jovens atendidos pela instituição. São oficinas ministradas por profissionais da cidade sobre rádio, redação para jornal, youtube e RPG, temas escolhidos pela ONG para atender a vocação dos alunos que já frequentam a instituição.

Fonte: Prefeitura de Uberlândia 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *