UTC recebe competições em seis modalidades

A sexta-feira (16) marcou o início das principais competições individuais dos Jogos Universitários Brasileiros (JUBs). Com exceção do xadrez, que teve início ainda na quinta-feira em função do regulamento da própria modalidade, as demais disputas movimentaram o dia em várias partes da cidade. No Uberlândia Tênis Clube (UTC) estão concentrados os atletas que disputam a natação, tênis de mesa e de campo, badminton, ginástica rítmica e judô. As competições acontecem até às 18h e as finais serão no domingo (18). Cerca de 1200 atletas participam dessa primeira fase de competições.

Alguns atletas já estão em ritmo de competição como a judoca Anne Carmo (23), que defende o estado de São Paulo. Atual campeã dos JUBs, ela venceu o campeonato nacional sênior no último domingo em Maceió. A atleta afirma que a competição está forte, mas que pretende manter o título. “A expectativa são as melhores possíveis para fazer uma boa competição”, disse. Anne é também bicampeã sul-americana. Ao todo, o judô levará para o tatame 255 atletas.

Destaque feminino também no badminton. O esporte foi inserido pela primeira vez nos JUBs na edição deste ano. A paulista Gabriela Santos, 20 anos, integra a Seleção Brasileira e entende que a competição auxiliará a melhorar seu desempenho para outras competições. “É a primeira vez que participo e acho interessante para conhecer. Espero ter bons resultados para outras competições”. Ao todo, 18 atletas participam do badminton.

Franceilto Farias, 20 anos, é do estado do Piauí. O atleta do badminton já conquistou em 2013 e 2014 medalhas de prata em competições no Pan-Americano. “Estou otimista e preciso sair daqui com bons resultados”, disse. Todo esforço tem um motivo: índices para a disputa do Sul-Americano que acontece na Argentina.

O tênis de mesa também foi inserido aos JUBs pela primeira vez neste ano. Segundo o responsável pela competição, André Luiz, 34 atletas se inscreveram para a modalidade. “Por ser a primeira vez, acho que a quantidade foi satisfatória”, disse.

O alagoano Gutierrez Marciano, de 19 anos, veio de longe e está motivado para ser o primeiro campeão do tênis de mesa. “Tô sentindo vontade de jogar. Fiz uma boa preparação em Alagoas e também na Bahia. A expectativa é boa”, disse.

A piscina do UTC irá receberá 237 competidores nos períodos da manhã e tarde. Para o responsável pela natação, Willian Nascimento, haverá boas disputas, especialmente entre Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro, estados com tradição nesta modalidade.

Paulo Victor, 22 anos, atleta do Espírito Santo, promete brigar por medalhas. “É a primeira vez que participo dos JUBs, sempre ouço que a competição é muito boa. Um ex-treinador é daqui, já treinou nessa piscina e me falava muito bem, e isso é uma motivação a mais”, disse.

Prefeitura de Uberlândia

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *