O presídio de Ituiutaba está realizando uma campanha para arrecadar livros para instalação de uma Biblioteca local. O projeto elaborado de acordo com a lei de execuções penais irá proporcionar ao detento a remissão de pena pela leitura.
A sala destinada para a biblioteca tem uma área de 20 metros quadrados. Estantes já foram colocadas no local onde os livros serão catalogados.
Projeto de remissão de pena por meio da leitura é lei federal criada em 2012. Segundo o diretor geral do presídio de Ituiutaba, Di Paulo, esse modelo já foi adotado em vários estados do Brasil.
O objetivo da campanha é arrecadar livros da literatura brasileira, como Machado de Assis, Monteiro Lobato e até mesmo de escritores locais, para incentivar a leitura na prisão.
Di Paulo reforça a importância da campanha, já que o presídio ainda não tem acervo e hoje conta com 300 presos.
Os selecionados para participarem do projeto terão de 21 a 30 dias para ler e apresentar uma resenha dissertativa ou descritiva, que será avaliada por profissionais que dominam a língua portuguesa. A quantidade de dias a serem reduzidas será determinado pelo juiz da comarca de Ituiutaba.
Elisângela Gonçalves
Pingback: Presídio de Ituiutaba faz campanha para instalação de Biblioteca | Ituiutaba News