FIEMG promove 6ª Capacitação de Gerenciamento de Resíduos Sólidos

Compreendendo a importância de aplicar uma gestão correta sobre o resíduo sólido, serão realizados nos dias 14 e 15 de outubro, na FIEMG Regional Vale do Paranaíba, o Curso: Política Nacional de Resíduos Sólidos e o Workshop de Simbiose Industrial. Os eventos se iniciam às 8h e compõem a 6ª Capacitação de Gerenciamento dos Resíduos Sólidos da FIEMG.

O curso em especifico tratará da Lei de nº 12.305, de 2 de agosto de 2010, que instituiu a Política Nacional de Resíduos Sólido. A intenção será esclarecer dúvidas dos gestores da indústria sobre a gestão e a gerenciamento de resíduos sólidos, incluídos os perigosos, às responsabilidades dos geradores e do poder público e aos instrumentos econômicos aplicáveis.

Dando continuidade as ações voltadas ao tema, no dia seguinte, ocorrerá o Workshop de Simbiose que busca criar oportunidades e negócios às indústrias que possuem demandas e podem ofertar algo na área ambiental, seja para solução, aplicação, execução, parceria ou qualquer outra que possibilite a solução de um passivo ou apenas de uma nova fonte de renda. A ideia também é ressaltar o  a ecoeficiência para dinamizar os desperdícios e os gargalos, buscando com o gerenciamento do resíduo sólido ciar uma cadeia de valor aquele material que antes era direcionado ao lixo, e assim criar novas oportunidades que poderão beneficiar outros industriais que tem uma demanda parecida e que estão dispostos a negociar  determinados tipos de matérias-primas.

Segundo o advogado de Meio Ambiente, da FIEMG Regional Vale do Paranaíba, Thiago Alves do Nascimento, a condução dos encontros permitirá uma sequência lógica para fomentar o desenvolvimento sustentável dos negócios. “Inicialmente, o curso demonstrará a parte burocrática da qual o empresário deve estar atento para cumprir com exigências, e, no segundo momento, o mesmo empresário poderá buscar solução para o resíduo que antes era um problema e passa a ser uma possibilidade de negócio, pois, o mesmo pode ser para outros segmentos matéria prima para outros produtos, fomentando assim, um ciclo sustentável e economicamente viável”, pontuou.

Everton Magalhães Siqueria, presidente da FIEMG Regional Vale do Paranaíba, entende que esse é um processo que a entidade procura repassar aos industriais. “A FIEMG sempre buscou processos para alavancar as indústrias e nesse meio, a preocupação com o meio ambiente é um dos fatores mais importantes, portanto, os eventos contribuirão muito para o setor produtivo”, disse.

Serviço

6ª Capacitação de Gerenciamento de Resíduos Sólidos

a)    Curso: Política Nacional de Resíduos Sólidos

Data: 14/10/2015 (quarta-feira)

Horário: 8h às 12h

b)    Workshop de Simbiose Industrial

Data: 15/10/2015 (quinta-feira)

Horário: 8h às 12h

Local: FIEMG Regional Vale do Paranaíba – av. Rondon Pacheco, 2.100, Vigilato Pereira

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *