Núcleo direciona recolhimento de animais mortos

Núcleo direciona recolhimento de animais mortosO Código Municipal de Posturas rege vários aspectos para o bem-estar geral da população de Uberlândia. Um dos tópicos trata sobre a higiene urbana, por meio da limpeza e conservação das calçadas, logradouros e terrenos. Além de varrição, capina e coleta de resíduos, a Prefeitura dispõe de um serviço de recolhimento de animais mortos de pequeno e grande porte, como cães, gatos e cavalos, para evitar que sejam deixados em vias e espaços públicos.

A tarefa é executada em parceria com a Empresa Limpebrás Engenharia Ambiental Ltda, responsável pela administração do aterro sanitário e pelos serviços de limpeza no município. O recolhimento é feito por meio de agendamento de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h e sábado até 12h, exceto feriados.

O prazo para a execução da tarefa é de no máximo 12h. O cidadão que precisar do atendimento deve ligar na Divisão de Limpeza Urbana (3212-5356), fornecer nome, telefone, endereço e local de referência de onde está o animal. A coleta apenas não é feita se o animal estiver em cima da casa ou ainda vivo. Os animais são encaminhados para uma área própria do aterro sanitário. Em caso de descartes irregulares, o cidadão estará sujeito à multa.

Recolhimento de animais vivos

Os animais de grande porte vivos que estejam soltos em ruas, praças, estradas e caminhos públicos, com riscos a acidentes no trânsito, estão sujeitos a apreensão. Em situações como essa, o cidadão poderá denunciar através da Secretaria Municipal de Agropecuária e Abastecimento (3232-4336 / 3232-4165).

O animal apreendido é encaminhado ao Curral Municipal e mantido no local por sete dias úteis. Após esse prazo, se o proprietário não resgatá-lo, o animal é destinado para doação ou pesquisa por meio de instituições parceiras.

Fonte: Prefeitura de Uberlândia 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *