Cineclube presta homenagem a David Lean

O Cineclube Cultura tem David Lean como o homenageado do mês. O diretor britânico iniciou sua carreira no cinema segurando claquetes de estúdios. Com o tempo, tornou-se cineasta e seu perfeccionismo e sua intuição conferiram às suas produções um tratamento estético sensível e romântico. O Cineclube é oferecido pela Secretaria Municipal de Cultura, em sessões gratuitas, sempre na Oficina Cultural.

Cineclube Cultura

Local: Oficina Cultural de Uberlândia, praça Clarimundo Carneiro, 204, bairro Fundinho

Horário: Sempre às 20h

Entrada gratuita

Sábado (8) – Lawrence da Arábia – Enquanto pilotava sua motocicleta, T.E.Lawrence (Peter O’Toole) morre em um acidente e, em seu funeral, é lembrado de várias formas. Pelas memórias, o telespectador conhece a história do tenente do exército inglês que durante a Primeira Guerra Mundial aceitou a missão de ser observador na Arábia Saudita e colaborou para a união das tribos árabes contra os turcos. Com Peter O’Toole, Alec Guinness e Omar Sharif.

Domingo (9) – Desencanto – A dona de casa Laura (Celia Johnson) e o médico Alec (Trevor Howard) se conhecem por acaso em uma estação de trem, quando ele remove um cisco do olho dela. Ambos são casados, de classe média e têm meia-idade. Em pouco tempo passam a se encontrar apenas com bons amigos todas as quintas-feiras. Gradativamente surge uma paixão mútua e eles continuam a se encontrar regularmente, apesar de saberem que o relacionamento é impossível. Com Celia Johnson, Trevor Howard e Cyril Raymond.

Sábado (15) – A filha de Ryan – No ano de 1916, na Irlanda, Rosy Ryan (Sarah Miles) se casa com seu ex-professor, o viúvo Charles Shaughnessy (Robert Mitchum), e descobre que ele não tem interesse por sexo. É quando o major britânico Randolph Doryan (Christopher Jones), com trauma de guerra, chega à cidade para ajudar a controlar o contato entre o Exército Republicano Irlandês (Irish Republican Army – IRA) e os alemães. Ele e Rosy se apaixonam e começam a se encontrar. Michael (John Mills) descobre o caso e anuncia para a população. Quando um líder do IRA aparece na região, o pai de Rosy o denuncia à polícia e os habitantes da cidade acreditam que Rosy é a traidora por causa de seu relacionamento com Randolph. Com Sarah Miles, Robert Mitchum e Christopher Jones.

Domingo (16) – Uma mulher do outro mundo – Charles (Rex Harrison) e sua segundaesposa, Ruth (Constance Cummings), são assombrados pelo fantasma da primeira esposa, Elvira (Kay Hammond). Atormentados, eles contratam a médium Madame Arcati (Margaret Rutherford) para entrar em contato com o fantasma, mas as coisas não saem conforme planejadas. Com Rex Harrison, Constance Cummings e Kay Hammond.

Sábado (22) – Passagem para a Índia – No final dos anos 1920, Adela Quested (Judy Davis), uma rica inglesa de ideias liberais, viaja para a Índia para encontrar seu noivo. O choque cultural acontece, mas quando tudo parecia facilitar a união, Adela acusa o jovem Aziz (Victor Banerjee) de tentativa de estupro durante um passeio. Com Victor Banerjee, Peggy Ashcroft e Judy Davis.

Domingo (23) – A ponte do rio Kwai – Depois de resolver suas diferenças com o comandante de um campo de prisioneiros japonês, um coronel britânico contribui na supervisão de trabalhadroes na construção de uma ponte ferroviária, enquanto permanece alheio aos planos de um grupo para destruí-la. Com Alec Guinness, William Holden e Jack Hawkins.

Fonte: Prefeitura de Uberlândia

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *