Barraca de apoio aos romeiros inicia atendimento na BR-365

barracas de apoio aos romeiros 3Os romeiros que irão caminhar 90 quilômetros rumo à festa religiosa de Nossa Senhora da Abadia, que acontece no dia 15 de agosto, em Romaria, já contam com a estrutura de apoio das barracas. O esquema está funcionando desde o dia 1º de agosto, na altura do km 567 da BR-365 e é coordenada pela Superintendência de Operações e Manutenção (SOM), ligada à Secretaria de Governo.

Aos 88 anos de idade, dona Rosário Martins explica como é o serviço voluntário na barraca. “Chego aqui por volta das sete horas da manhã e volto pra casa às sete da noite. Faço todo este trabalho com amor porque sigo a doutrina franciscana. Sempre recebemos de braços abertos as pessoas. Elas chegam aqui com sede e fome e oferecemos alimentos que são doados pela população e empresas do setor de alimentos”, conta.

barracas de apoio aos romeiros 2A filha de dona Rosário, a esteticista Rogéria Martins, descreve como é o cardápio da barraca. “Temos aqui água, café, chá e leite. Para dar energia ao pessoal sopa de legumes, macarrão e carne. As frutas oferecidas são maçã, banana, laranja, melancia e pêra”, diz. Há também refeitório com água encanada, despensa, freezer, fogões a gás e água potável.

Com cerca 600 metros quadrados, a barraca conta com luz elétrica, banheiros e telefones públicos, um deles é (34) 3232-9585. Ela é dividida em duas tendas, sendo uma delas com dormitório que tem capacidade para 50 pessoas. O espaço é forrado com palha de arroz, que aquece e dá conforto a quem quiser dormir antes de seguir viagem.

barracas de apoio aos romeirosQuem precisar de assistência médica contará com apoio de profissionais da Secretaria de Saúde, que farão teste glicemia, aferição de pressão, e para aliviar as dores nos pés dos romeiros são oferecidas massagens, banhos escalda-pés e curativos. Uma ambulância fica 24 horas no local para atender casos de urgência e emergência.

A coordenação ressalta que qualquer ação voluntária é bem-vinda para ajudar a atender aos devotos que passam pela barraca. “Também receberemos doações de agasalhos ou cobertores para proteger das noites mais frias deste inverno”, disse Walter Regatieri, superintendente da SOM.

Os interessados em fazer doações ou auxiliar os romeiros por meio de trabalho voluntário devem ligar no telefone (34) 3238-1466. A montagem da barraca teve o apoio da Secretaria de Obras, Dmae, Secretaria de Saúde, Serviços Urbanos, DNIT, Polícia Rodoviária Federal, CTBC e Ceasa.

Fonte: Prefeitura de Uberlândia

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *