Blocos de Foliões saem às ruas de Uberlândia neste sábado

Imagem: divulgação

Imagem: divulgação

Além do esperado desfile das escolas de samba que encantam o público com os carros alegóricos e fantasias, durante o dia, na tarde deste sábado (14), pelas ruas da cidade, serão os Blocos de Foliões que vão chamar a atenção e arrastar os cidadãos para a folia.  Para acompanhar a festa, ao som de antigas marchinhas, um trio elétrico seguirá à frente dos blocos. São esperados mais 400 foliões divididos em quatro blocos que querem resgatar a tradição de percorrer as duas durante o carnaval.

A concentração do desfile será na Praça Sérgio Pacheco, a partir das 15h, com saída prevista para às 17h. Animados pelo som do trio elétrico, os blocos desfilarão até a praça Clarimundo Carneiro, onde a Banda Jardineira irá recepcionar os foliões.

Os blocos de rua são consagrados desde a década de 30. Em Uberlândia, a Prefeitura pretende resgatar essa tradição e arrastar a cada ano, mais simpatizantes. “Queremos que essa tradição do carnaval nas ruas continue e ganhe força como em outras cidades do Brasil. Os blocos de foliões são parte essencial da cultura e da história do nosso país”, ressaltou o secretário de Cultura, Gilberto Neves.

Cada bloco vai desfilar a caráter. O Bloco Anjos da Rua vai aproveitar a folia para realizar ações de conscientização ambiental. O Bloco do Sesi Gravatás vai levar os atletas da unidade todos uniformizados para a festa. Já o Bloco da Ação Moradia vai aproveitar a folia para reunir todos que participam da ONG. Entre os blocos inéditos na cidade, o Bloco das Piranhas se destaca pelo tempo de existência. Conhecido desde a década de 70, o ultimo desfile foi em 1989. Um dos participantes, Abigail Rossine, disse que a premissa do bloco é que os homens se vistam de mulher. Ele conta que a organização do bloco irá premiar com faixa e medalha o melhor “Piranha” (como eles chamam), aquele que estiver mais bem caracterizado. Ele também parabenizou a Prefeitura pelo resgate desta tradição. “Acho que o carnaval é mais democrático hoje e tem tudo para ficar cada dia mais. É uma festa que a gente se diverte e ainda manda uma mensagem contra preconceitos”, disse.

Serviço

Desfile dos Blocos de Foliões

Dia: 14 de fevereiro (sábado)

Horário: 15h (concentração) e 17h (saída)

Onde: Concentração – Praça Sérgio Pacheco

                Chegada – Praça Clarimundo Carneiro

Fonte: Prefeitura de Uberlândia

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *