Nutricionista dá dicas para controlar o peso pós festas de fim de ano

como emagrecer1. Estipule horários para realizar as refeições – “O ideal é comer sempre de três em três horas. Por isso, faça no mínimo cinco refeições por dia. Lembre-se que o café da manhã, o almoço e o jantar são as principais refeições e os lanches da manhã e da tarde devem fazer parte da sua rotina alimentar.  Estipule os horários para realizar as refeições, evitando assim beliscar alimentos em outros momentos”, explica.
2. Dê sempre preferência aos alimentos em sua forma natural – “Frutas, legumes e verduras são os alimentos mais ricos em vitaminas e minerais. Por isso são nutritivos e devem ser inseridos na alimentação diária”, lembra. A nutricionista do Dieta e Saúde também destaca: “no café da manhã, o consumo de frutas in natura com aveia, linhaça, granola ou chia, frutas desidratadas, saladas de frutas, sucos naturais, vitaminas e iogurtes com frutas são ótimas opções. No almoço e no jantar, consuma verduras e legumes, como acelga, agrião, aipo, alface, almeirão, brócolis, chicória, couve, couve-flor, escarola, espinafre, mostarda, repolho, rúcula, salsa, salsão, cenoura, beterraba, abobrinha, abóbora, pepino, entre outros de acordo com a preferência pessoal. Nos lanches intermediários é interessante o consumo sortido de oleaginosas. Por exemplo, uma unidade de castanha do Brasil, uma de castanha de caju, duas unidades de nozes, três unidades de avelã e três de amêndoas”.
3. Consuma alimentos integrais – “As fibras presentes nos alimentos integrais aumentam a saciedade, sendo interessantes para redução das quantidades dos alimentos ingeridos. Então, introduza alimentos integrais como arroz, pães, massas, biscoitos e tortas integrais em sua alimentação”, indica Previero.
4. Anote os alimentos que consumir – “Escrever os alimentos consumidos é uma maneira de ter controle sobre a alimentação, além de ser possível identificar os erros e excessos alimentares. A partir dessa anotação é possível buscar melhorias na alimentação visando uma dieta de mais qualidade”, diz.
A nutricionista ressalta ainda que “as dicas acima são importantes para que os deslizes do final de ano não virem rotina”.
Fonte: Dieta e Saúde

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