Projeto Educatur chega à terceira fase

O projeto “Educação pelo Turismo” (Educatur), da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo (SMDET), chega à sua terceira fase com a realização de city tours com os alunos participantes. Ainda conforme o eixo temático escolhido por cada uma das escolas, os jovens têm a oportunidade de conhecer in loco estruturas, empresas e entidades que trabalham para o fomento do turismo, e visitar os principais pontos turísticos da cidade.

Com o objetivo de preparar os estudantes para a realização da Segunda Feira de Profissões do Turismo, estão sendo oferecidas aos alunos participantes do projeto oficinas de elaboração de cartazes, folders e banners. Um assistente de comunicação da SMDET se reúne com os alunos participantes do projeto e os auxilia na criação e formatação das peças publicitárias que serão utilizadas nos stands das escolas no evento.

“A intenção do projeto Educatur é fornecer aos adolescentes habilidades e conhecimentos empreendedores e, principalmente, demonstrar o quão rico de oportunidades é o Turismo em Uberlândia”, disse o secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Paulo Romes.

Na primeira etapa, houve a sensibilização das escolas participantes, com a apresentação do projeto para diretores, professores e orientadores. Além de uma mesa redonda, com a participação de todos os órgãos envolvidos no processo, para esclarecer aos professores sobre a execução do projeto nas escolas e qual o papel de cada parceiro nesse contexto.

Para a segunda etapa foram realizadas palestras nas escolas, para os alunos, conforme o eixo temático escolhido por cada uma delas: cultura, ética e cidadania; negócios, eventos e gastronomia; esporte, lazer e sustentabilidade. Nesta etapa, 1.879 alunos foram capacitados e receberam informações sobre a importância do turismo para o desenvolvimento socioeconômico de Uberlândia.

O projeto 

Implantado no ano de 2000, o projeto “Educação pelo Turismo” já atendeu cerca de 70.000 alunos matriculados na rede pública municipal das zonas urbana, rural e dos distritos. Com o objetivo de valorizar o patrimônio artístico, cultural e histórico da cidade, o projeto esteve voltado para a inserção de alunos do 4º ano do Ensino Fundamental no cenário urbano, através de um city tour educativo pelos principais pontos turísticos e culturais da cidade.

Em 2013, o Educatur foi reformulado buscando alinhar os diversos projetos de turismo com as diretrizes do Ministério do Turismo para o setor. Além de contribuir para a conscientização de jovens e adolescentes no que se refere a conservação do patrimônio histórico e cultural da cidade, o objetivo agora se volta para sensibilizar e ampliar os horizontes, perspectivas e conhecimentos de alunos e professores acerca das potencialidades turísticas de Uberlândia, o que inclui as oportunidades no mercado de trabalho abertas pelo setor turístico.

O Projeto Educatur está voltado para os alunos do 9º ano do Ensino Fundamental, com idade entre 14 e 15 anos. Com o projeto, a Prefeitura de Uberlândia promove o envolvimento desses jovens no contexto das atividades turísticas da cidade, além de preparar os estudantes para novos desafios

Prefeitura de Uberlândia

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *