Ações de conscientização marcam Semana da Pessoa com Deficiência

Foram abertas oficialmente nesta quinta-feira (18), as atividades que fazem alusão à Comemoração Municipal da Semana Nacional da Pessoa com Deficiência. No auditório do Centro Administrativo, a coordenadora da Rede de Cuidados à Pessoa com Deficiência, Marcella Furtado, ministrou uma palestra sobre a saúde e a reabilitação da pessoa com deficiência na rede pública. Estiverem presentes no evento representantes da Promotoria pública, profissionais da saúde e pessoas com deficiência.

A Semana é promovida anualmente e cria uma grande mobilização em torno das pessoas com deficiência. Além disso, permite uma maior sensibilização e conscientização da população e do governo em favor da busca pela garantia de direitos da pessoa com deficiência, e de sua inserção efetiva nos contextos social, cultural, educacional e político do cenário nacional.

O superintendente da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Urbana, José Antônio Leandro, ressaltou os avanços conquistados para as pessoas que têm algum tipo de deficiência, e contou sobre as ações voltadas para a defesa de direitos da pessoa com deficiência e também pela conquista de novos espaços de inclusão. “O maior problema das pessoas é a falta de conscientização. Divulgação estamos fazendo, agora resta à população diminuir as diferenças sociais e o preconceito. Como diferencial, neste ano as atividades da Semana serão feitas na rua e com o contato de toda a comunidade. É uma forma de mobilizar para reivindicar às pessoas com deficiência uma cidadania plena”, disse.

A palestrante falou sobre a limitação das pessoas que são deficientes quando precisam utilizar o sistema público de saúde. “As pessoas com deficiência têm direito a atendimento médico, psicológico e funcional, incluindo próteses, e à reabilitação médica e social. Ainda temos dificuldades quando se recorre à rede hospitalar pública, considerando que não contempla um atendimento adequado. Estamos desenvolvendo e acompanhando as ações voltadas à promoção da saúde, prevenção de deficiências, identificação e intervenção oportunas. É um contínuo aprimoramento dos mecanismos de informação e controle para estas pessoas nas unidades de saúde”, ressaltou Marcella Furtado.

Dando continuidade às atividades, a Superintendência da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Urbana fará durante a programação o lançamento da Cartilha da Acessibilidade, que levará orientações para engenheiros, arquitetos e técnicos em construção civil sobre as normas para se construir com acessibilidade, seguindo as recomendações da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). Será lançada, também, a Multa Moral. Semelhante a uma multa tradicional, a Multa Moral é um panfleto que não possui o caráter punitivo, mas educativo, e será distribuído para os deficientes, para que seja afixado nos carros que estiverem estacionados em locais irregulares, com o intuito de alertar o motorista sobre a imprudência.

Programação – Semana da Pessoa com Deficiência

Atividades Comemorativas

Dia: 19/09

Horário: 14h às 17h

Local: Praça Tubal Vilela

Apresentações artísticas, culturais, esportivas, feira de artesanato, gincana, depoimento de atletas paralímpicos, blitz educativa para o trânsito, com o lançamento do talão da multa moral.

Blitz de educação para o trânsito

Local: Av. João Naves de Ávila esquina com a Av. Segismundo Pereira

Horário: 09h às 11h

Local: Praça Tubal Vilela – Av. Floriano Peixoto

Dia: 19/09

Horário: 15h às 17h

Participações: Settran Policia Militar, Corpo de Bombeiro, Compod, Sest Senat, Superintendência.

Prefeitura de Uberlândia

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *