Mais de 50 obras serão entregues à população no aniversário de Uberlândia, diz Prefeitura

Na proximidade do aniversário dos 126 anos de Uberlândia, em 31 de agosto, a Prefeitura vai entregar mais de 50 obras e ações à população em todas as regiões da cidade, incluindo a zona rural.

Na região Norte, será entregue a passagem inferior da avenida Afonso Pena sob a BR-050/365, facilitando o acesso entre os bairros Brasil e Umuarama. Já na região Sul, foram concluídas e serão entregues as obras de pavimentação, duplicação e construção da rede de drenagem pluvial da avenida Lidormira Alves do Nascimento, que dá acesso ao bairro Shopping Park. Um dos espaços mais completos para a prática de esportes, lazer e cultura também será entregue na região Sul, na comunidade de Campo Alegre: o primeiro Centro de Artes e Esportes de Uberlândia é um equipamento multiuso com praça de esportes e lazer, CRAS, biblioteca com telecentro, cineteatro com 125 lugares, pista de skate, aparelhos de ginástica, playground, quadra poliesportiva coberta, quadra de areia, jogos de mesa e pista de caminhada.

Na região Oeste, a população do bairro Luizote de Freitas terá um novo espaço de lazer e prática de atividades físicas, com a revitalização da praça Dr. Walter Luis Manhães. A praça ainda ganhou pista de skate, quadra de esportes e palco.

A população da mesma região será contemplada com o Parque Linear do Córrego do Óleo, que foi equipado com pista de caminhada e ciclovia, quadra poliesportiva com arquibancada e alambrado de proteção e quiosques para descanso com jogos de tabuleiros. A pista dispõe ainda de equipamentos para alongamento e abdominal e um bicicletário. O Parque Linear do Córrego do Óleo possui uma área cimentada multiuso e um bosque de mangueiras apropriado para a realização de piqueniques e churrasco.

A Rede Crescer ganha sua unidade mais nobre, com a inauguração da Estação Cidadania no bairro Tibery, que irá oferecer, entre outras atividades, aulas de tênis em duas quadras – as primeiras quadras públicas de tênis de Uberlândia. 

Centro de Tecelagem 

As ações incluídas nas comemorações do aniversário de Uberlândia vão transformar a vida de muita gente ao dar oportunidades de lazer, trabalho, entretenimento, capacitação, moradia e prestação de serviços em geral.

A Secretaria de Governo, por exemplo, vai entregar a reforma e revitalização do Centro de Fiação e Tecelagem, que passa a se chamar “Fios do Cerrado” e irá oferecer outros atrativos, como parquinho infantil, academia ao ar livre, cafeteria e loja para a comercialização dos produtos artesanais. É a primeira vez que a estrutura passa por uma ampla reforma desde 1993, quando entrou em funcionamento.

A pasta de Governo também já colocou em funcionamento na última semana o atendimento do Procon em três terminais de ônibus, descentralizando a prestação de serviço e facilitando a orientação ao cidadão no que diz respeito as relações de consumo.

Até o fim do mês, parte da frota de ônibus utilizada no transporte urbano será renovada, com a entrada de 80 novos veículos. Desses, oito são articulados e já adaptados para o sistema BRT (sigla em inglês para transporte rápido por ônibus). Ainda no setor de Trânsito e Transportes serão entregues novos modelos de abrigos de pontos de ônibus. A nova estrutura tem uma arquitetura moderna, proporciona mais conforto e segurança, tem manutenção mais fácil e está dentro dos padrões de acessibilidade, com espaço para cadeirante.

Outra novidade para os usuários do transporte público é o serviço Leitura no Ponto, que é a oferta de livros em algumas estações de ônibus. Enquanto espera o coletivo ou até mesmo durante o trajeto entre uma estação e outra, o usuário poderá dedicar seu tempo à leitura e ao conhecimento.

Na Educação serão entregues dois Telecentros Comunitários na zona rural, sendo um na Fazenda Tangará e outro no assentamento Rio das Pedras. A Emei do bairro Patrimônio terá mais vagas na educação infantil com a entrega de um novo anexo. 

Cultura 

No Teatro Municipal, haverá apresentações gratuitas de música e teatro. Hoje, dia 19, acontece o musical “In Cantus Especial”. A programação conta ainda com o lançamento da estatueta Lobo Guará, do concurso de trilha sonora de filmes e novelas, seguidas das apresentações de Plínio Profeta e da banda O Bife. 

Saúde terá sete novas UBSFs, duas na zona rural 

Uma das áreas com maior número de investimentos é a saúde. A rede municipal aumentou de 50 equipes em 2012 para 70 equipes em funcionamento este ano e vai inaugurar novas Unidades Básicas de Saúde da Família (UBSFs) nos bairros Canaã, Bom Jesus, Jardim Europa, Minas Gerais, Morumbi e em duas regiões da zona rural – Rio das Pedras e Tangará. O objetivo é investir em promoção, prevenção, recuperação e reabilitação dos pacientes atendidos pelo SUS no município. As equipes de saúde da família estabelecem vínculo com a comunidade e são capazes de resolver até 80% dos problemas de saúde das pessoas em um local próximo às suas residências.

Com objetivo de proporcionar conforto e acolhimento adequado aos pacientes, será inaugurada a nova sede do Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (CAPS-AD), no bairro Umuarama, que passa a ter espaço mais amplo para desenvolver as atividades terapêuticas a cerca de 450 pacientes.

O Centro Especializado de Reabilitação (CER) tem um novo conceito de atenção à saúde das pessoas ofertando profissionais na área de fisioterapia, psicologia, fonoaudiologia, serviço social e práticas integrativas e complementares a saúde. Em seu primeiro mês de funcionamento já foram atendidos 300 novos pacientes.

Ainda na programação dentro da área da Saúde, na última semana foi inaugurada oficialmente a sede da Fundação Saúde do Município de Uberlândia (Fundasus) e entregue a nova sede do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest).

Responsável pelo gerenciamento de 60 unidades de saúde desde julho de 2013, as unidades de atendimento integrado sob a gestão da Fundasus registraram um aumento de 41% nos atendimentos ambulatoriais, passando de 58 mil pessoas atendidas por mês, em média, no ano de 2012, para 81 mil pessoas atendidas por mês, em média, em 2014.

O Cerest tem abrangência em 30 municípios inseridos na Região do Triangulo Norte e a sua nova sede será um ponto de referência para promover a saúde dos trabalhadores com ações de vigilância, cuidados e educação permanente. O objetivo é evitar agravos no trabalho causados por situações adversas, com trabalhadores adoecidos ou em risco de adoecimento. 

Sorteio público e novos empreendimentos habitacionais 

As famílias inscritas nos programas habitacionais de interesse social do Município e que aguardam a realização do sonho da casa própria terão a oportunidade de acompanhar, pela primeira vez, o sorteio público que irá definir os titulares dos 576 apartamentos em construção no bairro Tocantins. Ainda em agosto, a Prefeitura dará a ordem de serviços para início dos Trabalhos Técnicos Sociais no residencial Jardim Maanain, e ainda irá assinar contratos para a construção de novos empreendimentos habitacionais na região Oeste da cidade. Já no bairro Mansour, serão entregues as últimas 128 unidades do empreendimento Cidade Verde. 

Qualidade de vida 

Ainda dentro da proposta de melhoria da qualidade de vida da população, a Secretaria de Meio Ambiente e o Departamento Municipal de Água e Esgoto (Dmae) investiram em projetos que vão transformar situações que poderiam ser consideradas críticas do ponto de vista ambiental em soluções sustentáveis e ecologicamente corretas. Até o fim do mês quatro fossas sépticas serão entregues na zona rural, sendo uma no posto de saúde da região do Rio das Pedras e outras três na Fazenda Tangará, onde já existe uma fossa em funcionamento.  As fossas sépticas são feitas a partir de pneus usados e serão instaladas em propriedades rurais que praticam a agricultura familiar.

Outra ação diretamente promovida pelo Dmae foi o plantio de 40 mil mudas nativas em Áreas de Preservação Permanente (APPs) das bacias do rio Uberabinha e ribeirão Bom Jardim. Ao todo, 11 propriedades que participam do programa Buriti, que visa a revegetação e proteção das margens dos rios, foram contempladas com o plantio.

Nesta segunda-feira (18), foram apresentados o Calendário Ecológico e o Mapa Azul e Verde. Este último detalha todos os pontos hidrográficos, parques municipais, áreas verdes, áreas de preservação permanente, aterro sanitário e áreas institucionais dentro do perímetro urbano. Já o Calendário Ecológico reúne todas as datas em que são promovidas ou comemoradas ações na área ambiental.

Prefeitura de Uberlândia

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *